ESTE TRABALHO É O RECORTE DE UM ESTUDO MAIS AMPLO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE. BUSCAMOS INVESTIGAR COMO OS CONTEÚDOS-EXPERIÊNCIAS TRANSPESSOAIS PODEM AMPLIAR O ENTENDIMENTO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA, COM O INTUITO DE COMPREENDER OS DILEMAS DA PRÁTICA EDUCACIONAL NA ATUALIDADE. ANCORAMOS NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO NO PARADIGMA TRANSPESSOAL, (RE)CONSTRUINDO SEU PERCURSO HISTÓRICO-CONCEITUAL E INTRODUZINDO AS CONTRIBUIÇÕES DA DIMENSÃO ESPIRITUAL PARA ESTE CONSTRUCTO. EMPREGAMOS O MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO TRANSPESSOAL INTUITIVA, REALIZANDO ENTREVISTAS SEMI-DIRIGIDAS COM CINCO PROFESSORES DE TRANSPESSOAL E DESENVOLVENDO A ANÁLISE LEXICOMÉTRICA. COMO RESULTADOS, DESTACAMOS QUE AS PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO HUMANA MULTIDIMENSIONAL ENVOLVEM OS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS (TRANSPESSOAL E DA ESPIRITUALIDADE) E A ABORDAGEM INTEGRATIVA TRANSPESSOAL. NESSE SENTIDO, OS CONTEÚDOS-EXPERIÊNCIAS TRANSPESSOAIS, AO RESGATAREM A ESPIRITUALIDADE COMO DIMENSÃO BÁSICA DOS PROCESSOS FORMATIVOS, PERMITEM-NOS CRITICAR E SUPERAR A VISÃO DE SUJEITO DA MODERNIDADE, ENCAPSULADO NO DUALISMO ENTRE AS DIMENSÕES FÍSICA E MENTAL, LIBERANDO ASSIM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO IMAGINÁRIO TÉCNICO-UTILITARISTA.