Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IDIOMA PORTUGUÊS NO CURSO DE LETRAS: IDENTIFICANDO METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS QUE OFERECEM FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA CONTEXTUALIZADA

Palavra-chaves: LÍNGUA PORTUGUESA, FORMAÇÃO DOCENTE, CONTEXTUALIZAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O BAIXO NÍVEL DE ENTENDIMENTO E COMPREENSÃO DA PRÓPRIA LÍNGUA, EVIDENCIADO EM DIVERSOS ESTUDOS E PESQUISAS, PREJUDICA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL POR DIFICULTAR A INTEIRAÇÃO SOCIAL. DIANTE TAL FATO, O PRESENTE ESTUDO, REALIZADO POR MEIO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COMPLEMENTADA POR UMA EXPLORATÓRIA REALIZADA SOBRE O CURSO DE LETRAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR LOCALIZADA EM CARUARU – PE, BUSCOU ENTENDER COMO SE DÁ O PROCESSO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA QUE FOSSE POSSÍVEL IDENTIFICAR QUAIS OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA UMA PRÁTICA DE ENSINO CONTEXTUALIZADA. COM A PESQUISA REALIZADA FOI POSSÍVEL CONHECER A HISTÓRIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL, OS PRINCIPAIS MÉTODOS E PRÁTICAS DE ENSINO, AS MODIFICAÇÕES LEGAIS SOBRE A EDUCAÇÃO, BEM COMO AS ATUAIS NECESSIDADES PARA UMA BOA FORMAÇÃO DOS DOCENTES. FOI POSSÍVEL AINDA, RECONHECER QUAIS OS ELEMENTOS QUE PRECISAM SER REPENSADOS PARA QUE OS ATUAIS ÍNDICES DE EDUCAÇÃO SEJAM MELHORADOS A PONTO DE PERMITIR UM DESENVOLVIMENTO SOCIAL ESPERADO. ACREDITA-SE QUE O PRESENTE ESTUDO POSSA AUXILIAR OS DOCENTES NA ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS QUE POSSIBILITEM UMA PRÁTICA CONTEXTUALIZADA, EM ATENDIMENTO ÀS EXIGÊNCIAS DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB Nº 9.394/96).

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