CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS: TRAÇOS HISTÓRICOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59660 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1023 "inscrito_id" => 8794 "titulo" => "CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS: TRAÇOS HISTÓRICOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR TRAÇOS HISTÓRICOS DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DAS SÉRIES INICIAIS DO 1º GRAU DESDE SUA OBRIGATORIEDADE DO CURRÍCULO ATÉ O ADVENTO DA LEI 9.394/96, TENDO COMO SUBSÍDIOS OS DIÁRIOS DE CLASSE. A ABORDAGEM É QUALITATIVA CONSISTINDO UMA PESQUISA DOCUMENTAL, SEGUNDO GONÇALVES (2003) ESSE TIPO DE PESQUISA ALÉM DE BUSCAR INFORMAÇÕES DE INTERESSE EDUCACIONAL, RECORRE A MATERIAIS QUE AINDA NÃO RECEBERAM TRATAMENTO ANALÍTICO, INCLUINDO DESDE LEIS E REGULAMENTOS, PLANOS, JORNAIS, REVISTA, NORMAS, LIVROS, DISCURSO, PROJETOS, PROGRAMAS DENTRE OUTROS. A PARTIR DOS EMBASAMENTOS TEÓRICOS BUSCAMOS COMPREENDER COMO SE DESENVOLVEU A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO DECORRER DOS ANOS, COM BASE NAS CONTRIBUIÇÕES DE DELIZOICOV E ANGOTTI (1994), GADOTTI (2004), MENDES SOBRINHO (2002, 2007, 2017), SANTOS E MENDES SOBRINHO (2007), SILVA E MENDES SOBRINHO (2016), ALÉM DE DOCUMENTOS OFICIAIS. DE MODO GERAL, OS RESULTADOS PERMITIRAM IDENTIFICAR QUE EMBORA A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DAS SÉRIES INICIAIS DO 1º GRAU DECORREU O ADVENTO DA LEI Nº 5.692 PROMULGADA EM 1971 E REFORMAS ADVINDAS NESTE PERÍODO, FORAM INSUFICIENTES OS CONTEÚDOS DESTINADOS PARA O CITADO ENSINO, JÁ QUE A ÊNFASE ERA DADA A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. SITUAÇÃO AINDA CORRIQUEIRA NO SISTEMA EDUCACIONAL DO PAÍS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS NATURAIS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, DIÁRIO DE CLASSE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID8794_30082019165113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA BORGES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAMARA BORGES" "autor_email" => "sborges16@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59660 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1023 "inscrito_id" => 8794 "titulo" => "CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS: TRAÇOS HISTÓRICOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR TRAÇOS HISTÓRICOS DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DAS SÉRIES INICIAIS DO 1º GRAU DESDE SUA OBRIGATORIEDADE DO CURRÍCULO ATÉ O ADVENTO DA LEI 9.394/96, TENDO COMO SUBSÍDIOS OS DIÁRIOS DE CLASSE. A ABORDAGEM É QUALITATIVA CONSISTINDO UMA PESQUISA DOCUMENTAL, SEGUNDO GONÇALVES (2003) ESSE TIPO DE PESQUISA ALÉM DE BUSCAR INFORMAÇÕES DE INTERESSE EDUCACIONAL, RECORRE A MATERIAIS QUE AINDA NÃO RECEBERAM TRATAMENTO ANALÍTICO, INCLUINDO DESDE LEIS E REGULAMENTOS, PLANOS, JORNAIS, REVISTA, NORMAS, LIVROS, DISCURSO, PROJETOS, PROGRAMAS DENTRE OUTROS. A PARTIR DOS EMBASAMENTOS TEÓRICOS BUSCAMOS COMPREENDER COMO SE DESENVOLVEU A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO DECORRER DOS ANOS, COM BASE NAS CONTRIBUIÇÕES DE DELIZOICOV E ANGOTTI (1994), GADOTTI (2004), MENDES SOBRINHO (2002, 2007, 2017), SANTOS E MENDES SOBRINHO (2007), SILVA E MENDES SOBRINHO (2016), ALÉM DE DOCUMENTOS OFICIAIS. DE MODO GERAL, OS RESULTADOS PERMITIRAM IDENTIFICAR QUE EMBORA A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DAS SÉRIES INICIAIS DO 1º GRAU DECORREU O ADVENTO DA LEI Nº 5.692 PROMULGADA EM 1971 E REFORMAS ADVINDAS NESTE PERÍODO, FORAM INSUFICIENTES OS CONTEÚDOS DESTINADOS PARA O CITADO ENSINO, JÁ QUE A ÊNFASE ERA DADA A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. SITUAÇÃO AINDA CORRIQUEIRA NO SISTEMA EDUCACIONAL DO PAÍS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS NATURAIS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, DIÁRIO DE CLASSE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID8794_30082019165113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA BORGES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAMARA BORGES" "autor_email" => "sborges16@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }