O PRESENTE ARTIGO INTITULADO “O PAPEL DO EDUCADOR NO ATO DE CUIDAR E DE EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL” TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS PROBLEMAS E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO, TAMBÉM, COMPREENDER ESTE BINÔMIO COMO PARTE INTEGRANTE DESSA ETAPA DE ENSINO, VISTO QUE O CUIDAR E O EDUCAR SÃO ESSÊNCIAS E INDISSOCIÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. PARA UM MELHOR ESTUDO DO TEMA NOS RESPALDAMOS NO REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL (1998), NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL (2009), EM CAMPOS (1994) E NASCIMENTO (2006). ATRAVÉS DESSES TEÓRICOS, ESCLARECEMOS AOS EDUCADORES A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR O CUIDAR E O EDUCAR DE FORMA INTEGRADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS AO MESMO TEMPO EM QUE AS CRIANÇAS PRECISAM DE CUIDADOS, ELAS TAMBÉM NECESSITAM DE OPORTUNIDADES QUE FAVOREÇAM O DESENVOLVIMENTO DE SUAS APRENDIZAGENS E, ESTE PERÍODO DA INFÂNCIA A CRIANÇA SE DESCOBRE, BRINCA, EXPLORA E APRENDE SOBRE O MEIO EM QUE ELA ESTÁ INSERIDA. PORTANTO, OS RESULTADOS DESSA PESQUISA SÃO NECESSÁRIOS PARA QUE AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PERCEBAM QUE ESTA FASE DE ENSINO É DE INTEIRA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E OS EDUCADORES ENTENDAM QUE A CRIANÇA É UM SER SOCIAL E HISTÓRICO E, COM ISSO, AS PRÁTICAS ESCOLARES DO CUIDAR E DO EDUCAR SÃO INSEPARÁVEIS NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO, EMOCIONAL, COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL DA CRIANÇA.