O PAINEL SENSORIAL COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61505 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3985 "inscrito_id" => 3297 "titulo" => "O PAINEL SENSORIAL COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => """ A PARTIR DO CONVÍVIO DAS PESQUISADORAS, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), COM ALUNOS NA SALA DE RECURSOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM TERESINA-PI, SURGIU A NECESSIDADE DE BUSCAR ESTRATÉGIAS PARA AUXILIAR TAIS ALUNOS EM SUAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. POR ISSO, BUSCOU-SE INFORMAÇÕES A RESPEITO DO “PAINEL SENSORIAL” ATRAVÉS DESTA PESQUISA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. ESTE TRABALHO BUSCA ANALISAR O FUNCIONAMENTO DE UM PAINEL SENSORIAL E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DESTES ALUNOS. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, TEM-SE: COMPREENDER O PAINEL SENSORIAL EM TODOS OS SEUS ASPECTOS; VERIFICAR COMO O PAINEL SENSORIAL PODE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO GLOBAL DOS ESTUDANTES QUE FAZEM USO DELE; VERIFICAR, POR MEIO DE APANHADO NA LITERATURA, COMO O PAINEL SENSORIAL TEM SIDO UTILIZADO NAS ESCOLAS COM OS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL.\r\n FEZ-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE 2 (DUAS) MONOGRAFIAS QUE DESCREVEM A CONSTRUÇÃO DE PAINÉIS E ATIVIDADES SENSORIAIS DESTINADOS AO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. ALÉM DISSO, BUSCOU-SE LEITURAS QUE DISCORRESSEM A RESPEITO DOS FATORES QUE ENVOLVEM UM PAINEL SENSORIAL. DIANTE DAS ANÁLISES FEITAS, CONSTATOU-SE OS RESULTADOS POSITIVOS QUE ESTE INSTRUMENTO TRAZ AOS ALUNOS DESTAS SALAS, GARANTINDO SEU DESENVOLVIMENTO TANTO NO ASPECTO COGNITIVO QUANTO NO SOCIAL. PERCEBEU-SE AINDA, QUE HÁ PAINÉIS ADAPTADOS PARA CRIANÇAS MAIORES E OUTROS QUE PODEM TER UM OBJETIVO DE ALFABETIZAR, O QUAL É A MAIOR DEMANDA ENCONTRADA NA SALA DE RECURSOS EM QUE AS PESQUISADORAS TRABALHAM. AS OBRAS ANALISADAS REAFIRMARAM A NECESSIDADE DESTE INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PAINEL SENSORIAL, APRENDIZAGEM, SALA DE RECURSOS, ATRASO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID3297_25092019211118.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA HELEN VELOSO EUZÉBIO" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA HELEN" "autor_email" => "hveloso37@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61505 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3985 "inscrito_id" => 3297 "titulo" => "O PAINEL SENSORIAL COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => """ A PARTIR DO CONVÍVIO DAS PESQUISADORAS, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), COM ALUNOS NA SALA DE RECURSOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM TERESINA-PI, SURGIU A NECESSIDADE DE BUSCAR ESTRATÉGIAS PARA AUXILIAR TAIS ALUNOS EM SUAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. POR ISSO, BUSCOU-SE INFORMAÇÕES A RESPEITO DO “PAINEL SENSORIAL” ATRAVÉS DESTA PESQUISA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. ESTE TRABALHO BUSCA ANALISAR O FUNCIONAMENTO DE UM PAINEL SENSORIAL E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DESTES ALUNOS. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, TEM-SE: COMPREENDER O PAINEL SENSORIAL EM TODOS OS SEUS ASPECTOS; VERIFICAR COMO O PAINEL SENSORIAL PODE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO GLOBAL DOS ESTUDANTES QUE FAZEM USO DELE; VERIFICAR, POR MEIO DE APANHADO NA LITERATURA, COMO O PAINEL SENSORIAL TEM SIDO UTILIZADO NAS ESCOLAS COM OS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL.\r\n FEZ-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE 2 (DUAS) MONOGRAFIAS QUE DESCREVEM A CONSTRUÇÃO DE PAINÉIS E ATIVIDADES SENSORIAIS DESTINADOS AO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. ALÉM DISSO, BUSCOU-SE LEITURAS QUE DISCORRESSEM A RESPEITO DOS FATORES QUE ENVOLVEM UM PAINEL SENSORIAL. DIANTE DAS ANÁLISES FEITAS, CONSTATOU-SE OS RESULTADOS POSITIVOS QUE ESTE INSTRUMENTO TRAZ AOS ALUNOS DESTAS SALAS, GARANTINDO SEU DESENVOLVIMENTO TANTO NO ASPECTO COGNITIVO QUANTO NO SOCIAL. PERCEBEU-SE AINDA, QUE HÁ PAINÉIS ADAPTADOS PARA CRIANÇAS MAIORES E OUTROS QUE PODEM TER UM OBJETIVO DE ALFABETIZAR, O QUAL É A MAIOR DEMANDA ENCONTRADA NA SALA DE RECURSOS EM QUE AS PESQUISADORAS TRABALHAM. AS OBRAS ANALISADAS REAFIRMARAM A NECESSIDADE DESTE INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PAINEL SENSORIAL, APRENDIZAGEM, SALA DE RECURSOS, ATRASO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID3297_25092019211118.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA HELEN VELOSO EUZÉBIO" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA HELEN" "autor_email" => "hveloso37@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }