SILVA, Anderson Carlos Da et al.. Cultura e merenda escolar: possíveis conexões. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59736>. Acesso em: 05/11/2024 09:33
A ALIMENTAÇÃO É UM FENÔMENO SOCIAL COMPLEXO QUE PODE OCORRER TAMBÉM EM AMBIENTE ESCOLAR E PODE SER PERCEBIDA A PARTIR DE DIFERENTES PERSPECTIVAS. DENTRO DA PERSPECTIVA POLÍTICA DA MERENDA ESCOLAR HÁ UMA COMPREENSÃO SOBRE OS PROGRAMAS DE ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA COMO POLÍTICAS PÚBLICAS DE CARÁTER ASSISTENCIALISTA, EM DETRIMENTO DE SIMPLESMENTE CUMPRIR COM A SUA FUNÇÃO DE ASSEGURAR O DIREITO À ALIMENTAÇÃO. DE QUALQUER MANEIRA É IMPORTANTE RESSALTAR QUE EM UM PAÍS DE DIMENSÕES CONTINENTAIS COMO O BRASIL, TAIS POLÍTICAS SOFREM INFLUÊNCIA DIRETA DA CULTURA REGIONAL SEJA POR RESPEITO ÀS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS, SEJA PELA FACILIDADE GEOGRÁFICA PARA COMPRAR DETERMINADOS ALIMENTOS, FACILIDADE ESSA QUE SÓ FOI POSSÍVEL COM A DESCENTRALIZAÇÃO DAS COMPRAS NO PRINCIPAL PROGRAMA DE MERENDA ESCOLAR NO PAÍS, O PROGRAMA NACIONAL DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE). FOI ESSA DESCENTRALIZAÇÃO QUE POSSIBILITOU QUE A COMPRA DE INSUMOS INCORPORASSE PARTICULARIDADES REGIONAIS. PORTANTO, O OBJETIVO DESSA PESQUISA É IDENTIFICAR A EXISTÊNCIA DE POSSÍVEIS CONEXÕES ENTRE CULTURA E MERENDA ESCOLAR E TEVE COMO REFERENCIAL TEÓRICO BIBLIOGRÁFICO ALGUNS ESTUDIOSOS DA CULTURA, DA ALIMENTAÇÃO E MERENDA ESCOLAR.