VIEIRA, Brenda Xavier. O lugar na geografia escolar: do conceito á percepção discente. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61491>. Acesso em: 05/11/2024 09:48
INTRODUÇÃO: O PRESENTE ARTIGO É PARTE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTITULADO O LUGAR NA GEOGRAFIA ESCOLAR, QUE ESTAMOS DESENVOLVENDO EM UMA TURMA DE 6º ANO, NA ESCOLA MANUEL DAVI DO NASCIMENTO, LOCALIZADA NO DISTRITO DE ANIL, MUNICÍPIO DE MERUOCA-CEARÁ. ENTENDEMOS QUE A GEOGRAFIA ESCOLAR DEVE CONSIDERAR AS DIFERENTES REALIDADES, E DE FORMA CRÍTICA, QUESTIONÁ-LAS PARA COMPREENDÊ-LAS. DEVE CONSIDERAR, AINDA, AS EXPERIÊNCIAS, O COTIDIANO, O LUGAR E O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS COMO UM IMPORTANTE PONTO DE PARTIDA PARA FOMENTAR A COMPREENSÃO DAS DIFERENTES ESCALAS SOCIAIS, ECONÔMICAS E CULTURAIS DOS ESPAÇOS GEOGRÁFICOS. NESSA PERSPECTIVA, PROPOMOS DISCUTIR O CONCEITO DE LUGAR, FAZENDO USO DE FOTOGRAFIA PRODUZIDA PELOS ALUNOS DE SEUS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA. OBJETIVOS: DISCUTIR O CONCEITO DE LUGAR A PARTIR DO ESPAÇO DE VIVÊNCIA DOS ALUNOS; CONHECER O LUGAR E AS CARACTERÍSTICAS DA PAISAGEM QUE COMPÕEM O SEU COTIDIANO; REFLETIR CRITICAMENTE SOBRE O COTIDIANO DOS ALUNOS, DANDO RELEVÂNCIA ÁS RELAÇÕES SOCIAIS QUE SE PERPETUAM NO LUGAR. METODOLOGIA: AS REFLEXÕES EXPOSTAS NESTE ARTIGO RESULTAM DE PESQUISA QUALITATIVA REALIZADA MEDIANTE A ASSOCIAÇÃO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DAS DISCUSSÕES REALIZADAS COM A TURMA DURANTE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES. COM O INTUITO DE OBTER O AUXÍLIO NECESSÁRIO AO ENTENDIMENTO DA PROBLEMÁTICA ESTUDADA, RECORREMOS À LEITURA DE TEÓRICOS COMO TUAN (1983); CARLOS (2007), CALLAI (2000), CAVALCANTI (2013), CASTROGIOVANNI (2000), E RODRIGUES (2015).