Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: LÚDICO, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61480
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1266
    "inscrito_id" => 1119
    "titulo" => "O LÚDICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O LÚDICO APRESENTA UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA QUE REFLETE NAS CRIANÇAS MOMENTOS PRAZEROSOS, COLOCA ELES PARA EXPOR AS SUAS DIFICULDADES E APRENDIZADOS. DESENVOLVENDO UM PENSAMENTO CRÍTICO, REFLEXIVO E ATIVO NO SER HUMANO, ENRIQUECENDO SEU SENSO DE RESPONSABILIDADE E COOPERATIVISMO, PROPORCIONANDO A ESTE UMA APROPRIAÇÃO DAS FUNÇÕES COGNITIVAS E SOCIAIS PARA SEU DESENVOLVIMENTO. BASEANDO-SE NESSAS INFORMAÇÕES, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ASSIM, FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO DE CUNHO QUALITATIVO QUE FOI APLICADO AS DUAS PROFESSORAS DESTA REDE DE ENSINO, EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNÍCIPIO DE PAU DOS FERROS, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - RN. DE ACORDO, COM OS RESULTADOS ENCONTRADOS O LÚDICO DEVE ESTAR INSERIDO NO UNIVERSO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA, POR INTERFERIR POSITIVAMENTE NO SEU CRESCIMENTO EDUCACIONAL, UMA VEZ QUE APRENDER SE DIVERTINDO, PROPORCIONA A CRIANÇA UM APRENDIZADO ESTIMULADOR. COM ISSO, PERCEBEMOS QUE AO DESENVOLVER O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, O SEU MAIOR OBJETIVO É DESENVOLVER NA APRENDIZAGEM OS ASPECTOS FÍSICOS, SOCIAIS, EMOCIONAIS E MOTOR DAS CRIANÇAS. PORTANTO, O LÚDICO NÃO SE CONSISTE APENAS EM BRINCAR, MAS AFETA DIRETAMENTE NA PSICOMOTRICIDADE, SOCIABILIDADE, SOLIDARIEDADE E A COGNIÇÃO DE UMA CRIANÇA. DESSA FORMA, É UM MECANISMO FUNDAMENTAL PARA O SEU DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID1119_12082019204725.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIRLIANY CIBELY DE LIMA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GIRLIANY CIBELY"
    "autor_email" => "girlianycibely14@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNP "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61480
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1266
    "inscrito_id" => 1119
    "titulo" => "O LÚDICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O LÚDICO APRESENTA UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA QUE REFLETE NAS CRIANÇAS MOMENTOS PRAZEROSOS, COLOCA ELES PARA EXPOR AS SUAS DIFICULDADES E APRENDIZADOS. DESENVOLVENDO UM PENSAMENTO CRÍTICO, REFLEXIVO E ATIVO NO SER HUMANO, ENRIQUECENDO SEU SENSO DE RESPONSABILIDADE E COOPERATIVISMO, PROPORCIONANDO A ESTE UMA APROPRIAÇÃO DAS FUNÇÕES COGNITIVAS E SOCIAIS PARA SEU DESENVOLVIMENTO. BASEANDO-SE NESSAS INFORMAÇÕES, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ASSIM, FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO DE CUNHO QUALITATIVO QUE FOI APLICADO AS DUAS PROFESSORAS DESTA REDE DE ENSINO, EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNÍCIPIO DE PAU DOS FERROS, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - RN. DE ACORDO, COM OS RESULTADOS ENCONTRADOS O LÚDICO DEVE ESTAR INSERIDO NO UNIVERSO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA, POR INTERFERIR POSITIVAMENTE NO SEU CRESCIMENTO EDUCACIONAL, UMA VEZ QUE APRENDER SE DIVERTINDO, PROPORCIONA A CRIANÇA UM APRENDIZADO ESTIMULADOR. COM ISSO, PERCEBEMOS QUE AO DESENVOLVER O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, O SEU MAIOR OBJETIVO É DESENVOLVER NA APRENDIZAGEM OS ASPECTOS FÍSICOS, SOCIAIS, EMOCIONAIS E MOTOR DAS CRIANÇAS. PORTANTO, O LÚDICO NÃO SE CONSISTE APENAS EM BRINCAR, MAS AFETA DIRETAMENTE NA PSICOMOTRICIDADE, SOCIABILIDADE, SOLIDARIEDADE E A COGNIÇÃO DE UMA CRIANÇA. DESSA FORMA, É UM MECANISMO FUNDAMENTAL PARA O SEU DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID1119_12082019204725.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIRLIANY CIBELY DE LIMA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GIRLIANY CIBELY"
    "autor_email" => "girlianycibely14@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNP "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O LÚDICO APRESENTA UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA QUE REFLETE NAS CRIANÇAS MOMENTOS PRAZEROSOS, COLOCA ELES PARA EXPOR AS SUAS DIFICULDADES E APRENDIZADOS. DESENVOLVENDO UM PENSAMENTO CRÍTICO, REFLEXIVO E ATIVO NO SER HUMANO, ENRIQUECENDO SEU SENSO DE RESPONSABILIDADE E COOPERATIVISMO, PROPORCIONANDO A ESTE UMA APROPRIAÇÃO DAS FUNÇÕES COGNITIVAS E SOCIAIS PARA SEU DESENVOLVIMENTO. BASEANDO-SE NESSAS INFORMAÇÕES, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ASSIM, FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO DE CUNHO QUALITATIVO QUE FOI APLICADO AS DUAS PROFESSORAS DESTA REDE DE ENSINO, EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNÍCIPIO DE PAU DOS FERROS, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - RN. DE ACORDO, COM OS RESULTADOS ENCONTRADOS O LÚDICO DEVE ESTAR INSERIDO NO UNIVERSO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA, POR INTERFERIR POSITIVAMENTE NO SEU CRESCIMENTO EDUCACIONAL, UMA VEZ QUE APRENDER SE DIVERTINDO, PROPORCIONA A CRIANÇA UM APRENDIZADO ESTIMULADOR. COM ISSO, PERCEBEMOS QUE AO DESENVOLVER O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, O SEU MAIOR OBJETIVO É DESENVOLVER NA APRENDIZAGEM OS ASPECTOS FÍSICOS, SOCIAIS, EMOCIONAIS E MOTOR DAS CRIANÇAS. PORTANTO, O LÚDICO NÃO SE CONSISTE APENAS EM BRINCAR, MAS AFETA DIRETAMENTE NA PSICOMOTRICIDADE, SOCIABILIDADE, SOLIDARIEDADE E A COGNIÇÃO DE UMA CRIANÇA. DESSA FORMA, É UM MECANISMO FUNDAMENTAL PARA O SEU DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.