NO BRASIL, COM A REFORMA SANITÁRIA BRASILEIRA, TEMOS EM 1988 A CRIAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) E A NECESSIDADE DE MELHORIAS FRENTE À ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE (APS). AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA APS PASSAM A TER RESPALDO, NO QUE TANGE A CORRESPONSABILIDADE DIANTE DO CUIDADO, TENDO COMO FOCO O SUJEITO E SEUS COTIDIANOS, A PARTIR DE ATIVIDADES REALIZADAS NOS CAMPOS DE PRÁTICAS DA SAÚDE. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI DESCREVER A EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SUA ATUAÇÃO NOS TERRITÓRIOS; CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE UM CIDADÃO, PREZANDO PELA SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA; GARANTIR AO USUÁRIO A ATENÇÃO E A ASSISTÊNCIA INTEGRAL VOLTADA À PREVENÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO, E INSTIGAR O PENSAMENTO REFLEXIVO, FRENTE À MOBILIZAÇÃO RESOLUTIVA DO ENSINO-APRENDIZADO DIANTE DO PROCESSO DE SAÚDE DOENÇA CUIDADO. TRATA-SE DE RELATO DE EXPERIÊNCIA, DESENVOLVIDO NO TERRITÓRIO DE ATUAÇÃO DA EQUIPE DE AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS EM NATAL /RIO GRANDE DO NORTE (RN). FORAM AMPLIADAS AÇÕES DE PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE RELACIONADA ÀS TEMÁTICAS: ARBOVIROSES E SOBRE TEMAS TRAZIDOS DAS ESCUTAS DOS USUÁRIOS, NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS PÚBLICOS NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN. AS FERRAMENTAS LÚDICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO E O MÉTODO DA RODA DE CONVERSA FORAM UTILIZADOS ESCLARECENDO DÚVIDAS, DESMISTIFICANDO MITOS E CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS. ESTE ESTUDO POSSIBILITOU MELHORIAS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, O TRANSPARECIMENTO DO INDIVÍDUO COMO SER EMPODERADO, TORNANDO-O ATUANTE NO MEIO EM QUE VIVE, TRAZENDO AVANÇOS NA QUALIDADE DE VIDA DE FORMA INDIVIDUAL E COLETIVA.