Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 259
O JOGO DA MEMÓRIA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, JOGO DIDÁTICO, FUNÇÕES NITROGENADAS, ENSINO DE QUÍMICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO VEM APRESENTAR-SE COMO UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA SOBRE O CONTEÚDO DE FUNÇÕES NITROGENADAS, FUGINDO DO REGIME TRADICIONAL AVALIATIVO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE UM JOGO INSPIRADO NO TRADICIONAL JOGO DA MEMÓRIA. A ELABORAÇÃO DO JOGO SE DEU MEDIANTE A CONSTRUÇÃO DE CARTAS QUE APRESENTAM PARES CONTENDO ESTRUTURAS DAS FUNÇÕES NITROGENADAS (AMINAS E AMIDAS) E, TAMBÉM, PARES COM NOMENCLATURAS SEGUINDO AS REGRAS ESTABELECIDAS PELA IUPAC. PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL, UTILIZOU-SE O SOFTWARE “CHEMWINDOW” NO AUXÍLIO DO DESENHO DAS ESTRUTURAS ORGÂNICAS, UTILIZANDO PAPEL OFÍCIO PESO 40 PARA IMPRESSÃO. O MATERIAL ELABORADO É DIRECIONADO PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. O INSTRUMENTO PERMITE AVALIAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM SALA DE AULA DE FORMA LÚDICA E EM CONJUNTO ENTRE ALUNO-ALUNO E ALUNO-PROFESSOR, BUSCANDO, ASSIM, TECER UMA RELAÇÃO DE COOPERAÇÃO EM SALA DE AULA E QUE AVALIE DE FORMA INDIVIDUAL E COLETIVA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.