Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ARGUMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ARGUMENTAÇÃO, ORALIDADE, DEBATE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58037
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3223
    "inscrito_id" => 6567
    "titulo" => "A ARGUMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO MOSTRA OS RESULTADOS DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA REALIZADA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE OLINDA QUE TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO SENSIBILIZAR O PROFESSOR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA ORALIDADE COMO OBJETO PEDAGÓGICO, DENTRO DE UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DOS SUJEITOS CRÍTICOS REFLEXIVOS, VIA OS ESTUDOS DA ARGUMENTAÇÃO. SOBRE O OLHAR DE MARCUSCHI (2005, 2008), CAVALCANTE; MELO (2007, 2012), LEITÃO (2011; 2013), PCN’S (1997, 1998) DENTRE OUTROS PAUTAMOS NOSSO APORTE TEÓRICO. TENDO COMO DESENHO METODOLÓGICO A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS AO PROFESSOR, ANTES E APÓS INTERVENÇÃO ARGUMENTATIVA A PARTIR DE DEBATE, OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O PROFESSOR SE SENSIBILIZOU COM A ATIVIDADE QUE ENVOLVEU ARGUMENTAÇÃO, POIS A MESMA MOSTROU-SE COMO UMA FERRAMENTA RICA NO QUE TANGE AO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS ORAIS E DO SENSO CRÍTICO DO ALUNO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, ORALIDADE, DEBATE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID6567_16092019102355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANIELEN CRISTINA DE BARROS GOMES"
    "autor_nome_curto" => "EVANIELEN GOMES"
    "autor_email" => "evanielen.cristina@gmail."
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58037
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3223
    "inscrito_id" => 6567
    "titulo" => "A ARGUMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO MOSTRA OS RESULTADOS DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA REALIZADA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE OLINDA QUE TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO SENSIBILIZAR O PROFESSOR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA ORALIDADE COMO OBJETO PEDAGÓGICO, DENTRO DE UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DOS SUJEITOS CRÍTICOS REFLEXIVOS, VIA OS ESTUDOS DA ARGUMENTAÇÃO. SOBRE O OLHAR DE MARCUSCHI (2005, 2008), CAVALCANTE; MELO (2007, 2012), LEITÃO (2011; 2013), PCN’S (1997, 1998) DENTRE OUTROS PAUTAMOS NOSSO APORTE TEÓRICO. TENDO COMO DESENHO METODOLÓGICO A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS AO PROFESSOR, ANTES E APÓS INTERVENÇÃO ARGUMENTATIVA A PARTIR DE DEBATE, OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O PROFESSOR SE SENSIBILIZOU COM A ATIVIDADE QUE ENVOLVEU ARGUMENTAÇÃO, POIS A MESMA MOSTROU-SE COMO UMA FERRAMENTA RICA NO QUE TANGE AO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS ORAIS E DO SENSO CRÍTICO DO ALUNO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, ORALIDADE, DEBATE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID6567_16092019102355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANIELEN CRISTINA DE BARROS GOMES"
    "autor_nome_curto" => "EVANIELEN GOMES"
    "autor_email" => "evanielen.cristina@gmail."
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO MOSTRA OS RESULTADOS DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA REALIZADA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE OLINDA QUE TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO SENSIBILIZAR O PROFESSOR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA ORALIDADE COMO OBJETO PEDAGÓGICO, DENTRO DE UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DOS SUJEITOS CRÍTICOS REFLEXIVOS, VIA OS ESTUDOS DA ARGUMENTAÇÃO. SOBRE O OLHAR DE MARCUSCHI (2005, 2008), CAVALCANTE; MELO (2007, 2012), LEITÃO (2011; 2013), PCN’S (1997, 1998) DENTRE OUTROS PAUTAMOS NOSSO APORTE TEÓRICO. TENDO COMO DESENHO METODOLÓGICO A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS AO PROFESSOR, ANTES E APÓS INTERVENÇÃO ARGUMENTATIVA A PARTIR DE DEBATE, OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O PROFESSOR SE SENSIBILIZOU COM A ATIVIDADE QUE ENVOLVEU ARGUMENTAÇÃO, POIS A MESMA MOSTROU-SE COMO UMA FERRAMENTA RICA NO QUE TANGE AO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS ORAIS E DO SENSO CRÍTICO DO ALUNO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.