ESTE TRABALHO MOSTRA OS RESULTADOS DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA REALIZADA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE OLINDA QUE TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO SENSIBILIZAR O PROFESSOR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA ORALIDADE COMO OBJETO PEDAGÓGICO, DENTRO DE UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DOS SUJEITOS CRÍTICOS REFLEXIVOS, VIA OS ESTUDOS DA ARGUMENTAÇÃO. SOBRE O OLHAR DE MARCUSCHI (2005, 2008), CAVALCANTE; MELO (2007, 2012), LEITÃO (2011; 2013), PCN’S (1997, 1998) DENTRE OUTROS PAUTAMOS NOSSO APORTE TEÓRICO. TENDO COMO DESENHO METODOLÓGICO A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS AO PROFESSOR, ANTES E APÓS INTERVENÇÃO ARGUMENTATIVA A PARTIR DE DEBATE, OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O PROFESSOR SE SENSIBILIZOU COM A ATIVIDADE QUE ENVOLVEU ARGUMENTAÇÃO, POIS A MESMA MOSTROU-SE COMO UMA FERRAMENTA RICA NO QUE TANGE AO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS ORAIS E DO SENSO CRÍTICO DO ALUNO.