SILVANO, Geanne Estevam et al.. O gari: construindo sua valorização nas aulas de geografia. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61434>. Acesso em: 22/11/2024 01:05
OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM DIRETAMENTE NOS ANOS INICIAIS SÃO FORMADOS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA SENDO ESTES QUE TRABALHARÃO COM O ENSINO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, RESPONSÁVEL POR MINISTRAR OS CONTEÚDOS DESSA DISCIPLINA NO ENSINO FUNDAMENTAL. O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DE TRABALHAR A TEMÁTICA VALORIZAÇÃO AO “GARI” A PARTIR DO PROJETO ESCOLAR, LIXO: DIREITO E COMPROMISSO DE TODOS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, NA TURMA DO 2º ANO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. METODOLOGICAMENTE O TRABALHO CONSISTIU NA PERSPECTIVA DIALÉTICA SOCIOINTERCIONISTA DA EDUCAÇÃO, SOB A TÉCNICA DE ELABORAÇÃO DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA. PERCEBEU-SE QUE A PARTIR DO QUE FOI PROPOSTO OS ALUNOS SE MOSTRARAM MAIS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DAS AULAS DE GEOGRAFIA, ALÉM DO DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO DE RESPEITO, VALORIZAÇÃO E NOVAS FORMAS DE DESCREVER O PROFISSIONAL DA LIMPEZA, ASSIM DESMITIFICANDO O TERMO LIXEIRO QUANDO LHES FAZIAM REFERÊNCIA. PORTANTO, A PARTIR DA TEMÁTICA TRABALHADA SE PROMOVEU O ENSINO E APRENDIZAGEM PARA A CIDADANIA.