SILVA, Aluska Santana. A importância do brincar na educação infantil. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58470>. Acesso em: 05/11/2024 09:01
A REFERIDA PESQUISA BUSCOU VIVENCIAR OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANALISANDO TAMBÉM AS CONTRIBUIÇÕES DELES PARA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS DESTA ETAPA DE ESCOLARIZAÇÃO. A PESQUISA PARTICIPANTE FOI ESCOLHIDA COMO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO, NO PRÉ I, DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO GERAÇÃO 2000, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE- PB. FORAM USADOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS AS ATIVIDADES NA PRÁTICA. PERCEBE-SE QUE REGRAS E A IMAGINAÇÃO ESTIMULAM A CRITICIDADE E CRIATIVIDADE DA CRIANÇA PROMOVENDO AVANÇOS EM SEUS COMPORTAMENTOS, TANTO NO QUE DIZ RESPEITO AO RELACIONAMENTO COM OS DEMAIS COMO TAMBÉM QUANTO AS QUESTÕES QUE ENVOLVEM A DESINIBIÇÃO, ORALIDADE, PSICOMOTRICIDADE, ENTRE OUTROS. ASSIM, AO FINAL CONCLUIU-SE QUE A PRÁTICA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL TRAZ SIGNIFICATIVAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS, POIS PROPORCIONA A INTERAÇÃO E PROPICIA O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES AFETIVAS, COGNITIVAS E SOCIAIS