APRESENTAMOS AS ATIVIDADES DE REGÊNCIA REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO EM DOCÊNCIA, EXIGIDO PELOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA REFLEXIVA, PROPOMOS A REALIZAÇÃO DA REGÊNCIA COM BASE EM UM CICLO FORMATIVO COMPOSTO POR: 1) ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO; 2) DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA E 3) REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA. NA PRIMEIRA ETAPA, O TEMA “HISTÓRIA DA SALA DE AULA” EMERGIU COMO EIXO PARA DISCUTIR COMO AS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO E CONDUÇÃO DO ENSINO, HISTORICAMENTE, TÊM SE CONSTITUÍDO EM UM ESPAÇO DISCIPLINADOR. ADIANTE, O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS CONTOU COM O USO DE TEXTO, TRECHOS DE FILMES, CLIPE MUSICAL, ANÁLISE DE UMA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA A PARTIR DOS CONTEÚDOS ESTUDADOS E, LEITURA COMPARTILHADA. EM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA REGÊNCIA, OBSERVOU-SE QUE A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS EM APENAS UM ENCONTRO FOI FATIGANTE, A FALTA DE LEITURA PRÉVIA POR PARTE DOS ALUNOS LIMITOU A PARTICIPAÇÃO DOS MESMOS, AS CHARGES E AS QUESTÕES INICIAIS INCENTIVARAM O ENVOLVIMENTO E, OS VÍDEOS CONTRIBUÍRAM PARA RESGATAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS NO DECORRER DAS AULAS.