ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PEDAGOGIA/CED/UECE, NA FORMAÇÃO INICIAL DO(A) PROFESSORA(A), BEM COMO REFLETIR E ANALISAR SOBRE A RELEVÂNCIA DA TEORIA E PRÁTICA SEREM ELEMENTOS INSEPARÁVEIS DA/NA AÇÃO DOCENTE. A PESQUISA FOI EXPERIENCIADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA/CEARÁ. TEVE COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA BASEADA NAS OBSERVAÇÕES DO ESPAÇO ESCOLAR E DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID, ALÉM DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DA TEMÁTICA, VISANDO SOCIALIZAR A INSERÇÃO NA ESCOLA E AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, ENQUANTO BOLSISTAS E UNIVERSITÁRIAS. ACREDITAMOS QUE O PROGRAMA É ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO PLENA DO DISCENTE, DEVENDO TORNAR-SE PARTE DO CURRÍCULO ACADÊMICO, A FIM DE QUE TODO(A)S O(A)S LICENCIANDO(A)S POSSAM TER ESSE ESPAÇO DE INTERLOCUÇÃO COM O COTIDIANO ESCOLAR.