Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO INFANTIL E A MATEMÁTICA: UMA BREVE ABORDAGEM

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, LUDICIDADE, METODOLOGIA DE ENSINO, CRIANÇA, CRIANÇA Pôster (PO) GT 09 – Educação Infantil Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A MATEMÁTICA AINDA É MUITO PRESENTE NA SOCIEDADE, DEVIDO AOS PRIMEIROS ENSINOS TRADICIONAIS DE PUNIÇÕES AGRESSIVOS, COMO A PALMATÓRIA QUE ERA USADA QUANDO OS ALUNOS NÃO RESPONDIAM CORRETAMENTE AO PROFESSOR DIANTE DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. ASSIM A SUA UTILIZAÇÃO ERA VOLTADA SOMENTE PARA O CONHECIMENTO DIDÁTICO E NÃO COMO UMA REFLEXÃO PARA O COTIDIANO DO INDIVÍDUO. OS PROFESSORES PRECISAM PENSAR EM ESTRATÉGIAS PARA TORNAS AS AULAS PROVEITOSAS, TORNANDO UM APRENDIZADO DE QUALIDADE. O INDIVÍDUO SÓ APRENDE QUANDO GOSTA E SENTE PRAZER NO QUE FAZ, DO CONTRÁRIO PASSARÁ A TER REPULSA E MUITAS VEZES ATÉ DESAFETO PELO PROFISSIONAL QUE MINISTRA AS AULAS DA REFERIDA MATÉRIA. UMA DAS MANEIRAS QUE PRECISAM SER UTILIZADAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E A VALORIZAÇÃO REAL QUE A MATÉRIA DEVERÁ TER É TRABALHA-LA COM O LÚDICO, POIS ELE NÃO TRARÁ APENAS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS, MAS TAMBÉM DE SOCIALIZAÇÃO, COORDENAÇÃO MOTORA, VALORES HUMANOS, DENTRE OUTROS CONCEITOS QUE AO TRABALHAR COM O LÚDICO IRÁ PROPORCIONAR. A MATEMÁTICA NÓS ACOMPANHA DESDE CEDO, AINDA PEQUENOS A CONTAR A IDADE POR EXEMPLO AJUDANDO A UMA MEMORIZAÇÃO E DESENVOLVENDO CONCEITOS COGNITIVOS SEM QUE PERCEBAM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.