RAMOS, Daniela De Sousa et al.. O ensino infantil e a matemática: uma breve abordagem. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61383>. Acesso em: 05/11/2024 03:25
A MATEMÁTICA AINDA É MUITO PRESENTE NA SOCIEDADE, DEVIDO AOS PRIMEIROS ENSINOS TRADICIONAIS DE PUNIÇÕES AGRESSIVOS, COMO A PALMATÓRIA QUE ERA USADA QUANDO OS ALUNOS NÃO RESPONDIAM CORRETAMENTE AO PROFESSOR DIANTE DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. ASSIM A SUA UTILIZAÇÃO ERA VOLTADA SOMENTE PARA O CONHECIMENTO DIDÁTICO E NÃO COMO UMA REFLEXÃO PARA O COTIDIANO DO INDIVÍDUO. OS PROFESSORES PRECISAM PENSAR EM ESTRATÉGIAS PARA TORNAS AS AULAS PROVEITOSAS, TORNANDO UM APRENDIZADO DE QUALIDADE. O INDIVÍDUO SÓ APRENDE QUANDO GOSTA E SENTE PRAZER NO QUE FAZ, DO CONTRÁRIO PASSARÁ A TER REPULSA E MUITAS VEZES ATÉ DESAFETO PELO PROFISSIONAL QUE MINISTRA AS AULAS DA REFERIDA MATÉRIA. UMA DAS MANEIRAS QUE PRECISAM SER UTILIZADAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E A VALORIZAÇÃO REAL QUE A MATÉRIA DEVERÁ TER É TRABALHA-LA COM O LÚDICO, POIS ELE NÃO TRARÁ APENAS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS, MAS TAMBÉM DE SOCIALIZAÇÃO, COORDENAÇÃO MOTORA, VALORES HUMANOS, DENTRE OUTROS CONCEITOS QUE AO TRABALHAR COM O LÚDICO IRÁ PROPORCIONAR. A MATEMÁTICA NÓS ACOMPANHA DESDE CEDO, AINDA PEQUENOS A CONTAR A IDADE POR EXEMPLO AJUDANDO A UMA MEMORIZAÇÃO E DESENVOLVENDO CONCEITOS COGNITIVOS SEM QUE PERCEBAM.