O PRESENTE ARTIGO DISCORRE SOBRE AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS DURANTE A CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM, SUA APLICAÇÃO COM DISCENTES DOS 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, BEM COMO OS RESULTADOS ALCANÇADOS DURANTE O ESTÁGIO IV DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO, OFERECIDO PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO - IFBAIANO. O TRABALHO APRESENTA AS EXPERIÊNCIAS DA APLICAÇÃO DO SISTEMA QUE SIMULA A PROVA BRASIL, O QUAL FOI UTILIZADO POR CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO DE IGARA, ZONA RURAL DA CIDADE DE SENHOR DO BONFIM-BA. O OBJETIVO DO PROJETO FOI DESENVOLVER TAL INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA SER UTILIZADA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM. O SISTEMA FOI DESENVOLVIDO PARA PLATAFORMA WEB, UTILIZANDO COMO BASE OS CONCEITOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA, ALINHADOS COM OS SABERES DA ENGENHARIA DE SOFTWARE. APÓS AS ANÁLISES DOS RESULTADOS E DISCUSSÕES COM OS TEÓRICOS É CONSIDERADO QUE O PROGRAMA PODE SER UTILIZADO COMO FERRAMENTA PARA DIAGNOSTICAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, BEM COMO PARA TREINAR OS DISCENTES A FIM DE REALIZAREM A PROVA BRASIL.