Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: SURDOS., METODOLOGIAS, ENSINO, MATEMÁTICA, MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61365
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4163
    "inscrito_id" => 11772
    "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO POSSUI O OBJETIVO DE INVESTIGAR QUAIS SÃO AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS, IDENTIFICAR QUAIS OS DESAFIOS QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA ENFRENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS SURDOS, ALÉM DE TRAZER REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS E AS METODOLOGIAS E RECURSOS QUE POSSAM AUXILIAR OS ALUNOS A DESENVOLVER A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. AS DISCUSSÕES QUE EMBASARAM ESTA PESQUISA FORAM FUNDAMENTADAS EM AUTORES QUE VERSAM SOBRE O ASSUNTO, COMO OLIVEIRA (2005), BORGES (2006), PEREIRA (2008) E ALBERTON (2015). COMO METODOLOGIA INVESTIGATIVA RELATA-SE A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA A PARTIR DE OBSERVAÇÕES NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE 3° ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA REGULAR DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS. TAMBÉM FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM A PROFESSORA DE MATEMÁTICA, A INTÉRPRETE DA TURMA E A PROFESSORA/INTÉRPRETE RESPONSÁVEL PELA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS/ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – SRM/AEE. IDENTIFICOU-SE QUE A PROFESSORA NÃO UTILIZA METODOLOGIAS E/OU RECURSOS DIFERENCIADOS PARA AUXÍLIO DA SUA PRÁXIS E QUE A INTÉRPRETE ACABA DESENVOLVENDO O PAPEL DE PROFESSORA EM SALA DE AULA PARA OS ALUNOS SURDOS. A CONSTRUÇÃO DESTE TRABALHO POSSIBILITOU AMPLIAR A PERCEPÇÃO SOBRE O QUANTO O USO DE METODOLOGIAS E/OU RECURSOS DIFERENCIADOS PODEM FAZER A DIFERENÇA PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO E QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE É ESSENCIAL PARA QUE POSSA SER OFERTADO AOS ALUNOS MEIOS FAVORÁVEIS A SUA APRENDIZAGEM, EM PARTICULAR, NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "SURDOS., METODOLOGIAS, ENSINO, MATEMÁTICA, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID11772_26092019100916.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA RAYANE PEREIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RAYANE"
    "autor_email" => "rayane.nascimentoo2@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61365
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4163
    "inscrito_id" => 11772
    "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO POSSUI O OBJETIVO DE INVESTIGAR QUAIS SÃO AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS, IDENTIFICAR QUAIS OS DESAFIOS QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA ENFRENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS SURDOS, ALÉM DE TRAZER REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS E AS METODOLOGIAS E RECURSOS QUE POSSAM AUXILIAR OS ALUNOS A DESENVOLVER A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. AS DISCUSSÕES QUE EMBASARAM ESTA PESQUISA FORAM FUNDAMENTADAS EM AUTORES QUE VERSAM SOBRE O ASSUNTO, COMO OLIVEIRA (2005), BORGES (2006), PEREIRA (2008) E ALBERTON (2015). COMO METODOLOGIA INVESTIGATIVA RELATA-SE A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA A PARTIR DE OBSERVAÇÕES NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE 3° ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA REGULAR DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS. TAMBÉM FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM A PROFESSORA DE MATEMÁTICA, A INTÉRPRETE DA TURMA E A PROFESSORA/INTÉRPRETE RESPONSÁVEL PELA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS/ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – SRM/AEE. IDENTIFICOU-SE QUE A PROFESSORA NÃO UTILIZA METODOLOGIAS E/OU RECURSOS DIFERENCIADOS PARA AUXÍLIO DA SUA PRÁXIS E QUE A INTÉRPRETE ACABA DESENVOLVENDO O PAPEL DE PROFESSORA EM SALA DE AULA PARA OS ALUNOS SURDOS. A CONSTRUÇÃO DESTE TRABALHO POSSIBILITOU AMPLIAR A PERCEPÇÃO SOBRE O QUANTO O USO DE METODOLOGIAS E/OU RECURSOS DIFERENCIADOS PODEM FAZER A DIFERENÇA PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO E QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE É ESSENCIAL PARA QUE POSSA SER OFERTADO AOS ALUNOS MEIOS FAVORÁVEIS A SUA APRENDIZAGEM, EM PARTICULAR, NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "SURDOS., METODOLOGIAS, ENSINO, MATEMÁTICA, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID11772_26092019100916.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA RAYANE PEREIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RAYANE"
    "autor_email" => "rayane.nascimentoo2@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO POSSUI O OBJETIVO DE INVESTIGAR QUAIS SÃO AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS, IDENTIFICAR QUAIS OS DESAFIOS QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA ENFRENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS SURDOS, ALÉM DE TRAZER REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS E AS METODOLOGIAS E RECURSOS QUE POSSAM AUXILIAR OS ALUNOS A DESENVOLVER A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. AS DISCUSSÕES QUE EMBASARAM ESTA PESQUISA FORAM FUNDAMENTADAS EM AUTORES QUE VERSAM SOBRE O ASSUNTO, COMO OLIVEIRA (2005), BORGES (2006), PEREIRA (2008) E ALBERTON (2015). COMO METODOLOGIA INVESTIGATIVA RELATA-SE A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA A PARTIR DE OBSERVAÇÕES NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE 3° ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA REGULAR DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS. TAMBÉM FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM A PROFESSORA DE MATEMÁTICA, A INTÉRPRETE DA TURMA E A PROFESSORA/INTÉRPRETE RESPONSÁVEL PELA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS/ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – SRM/AEE. IDENTIFICOU-SE QUE A PROFESSORA NÃO UTILIZA METODOLOGIAS E/OU RECURSOS DIFERENCIADOS PARA AUXÍLIO DA SUA PRÁXIS E QUE A INTÉRPRETE ACABA DESENVOLVENDO O PAPEL DE PROFESSORA EM SALA DE AULA PARA OS ALUNOS SURDOS. A CONSTRUÇÃO DESTE TRABALHO POSSIBILITOU AMPLIAR A PERCEPÇÃO SOBRE O QUANTO O USO DE METODOLOGIAS E/OU RECURSOS DIFERENCIADOS PODEM FAZER A DIFERENÇA PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO E QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE É ESSENCIAL PARA QUE POSSA SER OFERTADO AOS ALUNOS MEIOS FAVORÁVEIS A SUA APRENDIZAGEM, EM PARTICULAR, NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.