ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS ABORDAGENS DE CTSA A PARTIR DE UMA SÉRIE COMO RECURSO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. A PRESENTE PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, SENDO DO TIPO DOCUMENTAL. O OBJETO DE NOSSO ESTUDO FOI A SÉRIE “BLACK MIRROR”, PARA FINS DE ANÁLISE, FOI SELECIONADO O SEXTO EPISÓDIO DA TERCEIRA TEMPORADA, COM O TÍTULO “ODIADO PELA NAÇÃO”. COMO REFERENCIAL DE ANÁLISE UTILIZAMOS OS ASPECTOS DA ABORDAGEM CTS/CTSA ACERCA DAS INTERAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE, SÃO ELES: EFEITO DA CIÊNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E VICE-VERSA; EFEITO DA CIÊNCIA SOBRE A SOCIEDADE E AMBIENTE; EFEITO DA CIÊNCIA SOBRE A SOCIEDADE E AMBIENTE; EFEITO DA SOCIEDADE E AMBIENTE SOBRE A CIÊNCIA E TECNOLOGIA. A PARTIR DE NOSSAS ANÁLISES, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE EPISÓDIO TRAZ MOMENTOS EM QUE SÃO APRESENTADAS AS SITUAÇÕES DE CAUSA E EFEITO DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE, COMO ESSAS ÁREAS MANTÉM UMA RELAÇÃO DE INTERDEPENDÊNCIA E AS IMPLICAÇÕES PARA VIDA DE TODOS E TODAS. SENDO ASSIM, PODE SER UTILIZADO PARA SUSCITAR DISCUSSÕES ATUAIS, TAIS COMO: PROBLEMAS AMBIENTAIS, ÉTICA, USO DA TECNOLOGIA, NATUREZA DAS CIÊNCIAS, DISFUNÇÕES SOCIOAMBIENTAIS ETC., EXPLORANDO AS OPINIÕES E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E ALUNAS A PARTIR DE UMA ANÁLISE CRÍTICA-REFLEXIVA DOS TEMAS QUE ESTÃO SENDO DEBATIDO, O QUE PODE PROPICIAR O ENFOQUE CTSA NO ENSINO CIÊNCIAS PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MAIS CRÍTICA-CIDADÃ.