RIO, Bárbara Gabriele. O lúdico como intevenção didática no ensino de física. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61476>. Acesso em: 23/12/2024 04:02
O ENSINO DE FÍSICA É CONSIDERADO ABSTRATO, QUE FOGE DA REALIDADE PERCEPTIVA DO ALUNO, ALÉM DE SER UMA DISCIPLINA ESTEREOTIPADA DIFÍCIL. PARA MUDAR ESSA PERSPECTIVA, SE FAZ NECESSÁRIO A INSERÇÃO DE PROPOSTAS, QUE SEJAM INOVADORAS E DINÂMICA. É NESSE SENTIDO, QUE O PRESENTE TRABALHO VISA DEMONSTRAR OS RESULTADOS DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, REFORÇANDO O ESTUDO DE MOVIMENTO UNIFORME E MOVIMENTO UNIFORME VARIADO ATRAVÉS DO JOGO “CONHECENDO A MECÂNICA”. O MESMO FOI EXECUTADO NA VIGÊNCIA DE 35 ALUNOS, EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE MARABÁ. COMO RESULTADOS, O JOGO FOI UMA ACEITAÇÃO CONSIDERADA PELOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, VISTO FOI AFIRMADO PELOS MESMO QUE SE HOUVE A CONTRIBUIÇÃO NO APRENDIZADO DELES NO ASSUNTO ABORDADO. ALÉM DISSO, OCORREU UM BOM DESEMPENHO DURANTE A EXECUÇÃO DO JOGO, VISTO QUE OS ESTUDANTES RESPONDERAM A MAIORIA DAS QUESTÕES DESAFIOS PROPOSTAS NO JOGO. SENDO ASSIM, CONCLUI-SE QUE RECURSOS PODEM AUXILIAR OS PROFESSORES NAS SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EM ESPECIAL NO ENSINO DE FÍSICA.