O LÚDICO COMO INTEVENÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61476 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4230 "inscrito_id" => 5368 "titulo" => "O LÚDICO COMO INTEVENÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O ENSINO DE FÍSICA É CONSIDERADO ABSTRATO, QUE FOGE DA REALIDADE PERCEPTIVA DO ALUNO, ALÉM DE SER UMA DISCIPLINA ESTEREOTIPADA DIFÍCIL. PARA MUDAR ESSA PERSPECTIVA, SE FAZ NECESSÁRIO A INSERÇÃO DE PROPOSTAS, QUE SEJAM INOVADORAS E DINÂMICA. É NESSE SENTIDO, QUE O PRESENTE TRABALHO VISA DEMONSTRAR OS RESULTADOS DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, REFORÇANDO O ESTUDO DE MOVIMENTO UNIFORME E MOVIMENTO UNIFORME VARIADO ATRAVÉS DO JOGO “CONHECENDO A MECÂNICA”. O MESMO FOI EXECUTADO NA VIGÊNCIA DE 35 ALUNOS, EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE MARABÁ. COMO RESULTADOS, O JOGO FOI UMA ACEITAÇÃO CONSIDERADA PELOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, VISTO FOI AFIRMADO PELOS MESMO QUE SE HOUVE A CONTRIBUIÇÃO NO APRENDIZADO DELES NO ASSUNTO ABORDADO. ALÉM DISSO, OCORREU UM BOM DESEMPENHO DURANTE A EXECUÇÃO DO JOGO, VISTO QUE OS ESTUDANTES RESPONDERAM A MAIORIA DAS QUESTÕES DESAFIOS PROPOSTAS NO JOGO. SENDO ASSIM, CONCLUI-SE QUE RECURSOS PODEM AUXILIAR OS PROFESSORES NAS SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EM ESPECIAL NO ENSINO DE FÍSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONHECENDO A MECÂNICA, ENSINO APRENDIZADO, MOVIMENTO UNIFORME, MOVIMENTO UNIFORME VARIADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID5368_26092019124352.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA GABRIELE RIO" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA GABRIELE RIO" "autor_email" => "barbaragabrielerio@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ- UEPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61476 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4230 "inscrito_id" => 5368 "titulo" => "O LÚDICO COMO INTEVENÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O ENSINO DE FÍSICA É CONSIDERADO ABSTRATO, QUE FOGE DA REALIDADE PERCEPTIVA DO ALUNO, ALÉM DE SER UMA DISCIPLINA ESTEREOTIPADA DIFÍCIL. PARA MUDAR ESSA PERSPECTIVA, SE FAZ NECESSÁRIO A INSERÇÃO DE PROPOSTAS, QUE SEJAM INOVADORAS E DINÂMICA. É NESSE SENTIDO, QUE O PRESENTE TRABALHO VISA DEMONSTRAR OS RESULTADOS DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, REFORÇANDO O ESTUDO DE MOVIMENTO UNIFORME E MOVIMENTO UNIFORME VARIADO ATRAVÉS DO JOGO “CONHECENDO A MECÂNICA”. O MESMO FOI EXECUTADO NA VIGÊNCIA DE 35 ALUNOS, EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE MARABÁ. COMO RESULTADOS, O JOGO FOI UMA ACEITAÇÃO CONSIDERADA PELOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, VISTO FOI AFIRMADO PELOS MESMO QUE SE HOUVE A CONTRIBUIÇÃO NO APRENDIZADO DELES NO ASSUNTO ABORDADO. ALÉM DISSO, OCORREU UM BOM DESEMPENHO DURANTE A EXECUÇÃO DO JOGO, VISTO QUE OS ESTUDANTES RESPONDERAM A MAIORIA DAS QUESTÕES DESAFIOS PROPOSTAS NO JOGO. SENDO ASSIM, CONCLUI-SE QUE RECURSOS PODEM AUXILIAR OS PROFESSORES NAS SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EM ESPECIAL NO ENSINO DE FÍSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONHECENDO A MECÂNICA, ENSINO APRENDIZADO, MOVIMENTO UNIFORME, MOVIMENTO UNIFORME VARIADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID5368_26092019124352.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA GABRIELE RIO" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA GABRIELE RIO" "autor_email" => "barbaragabrielerio@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ- UEPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }