PARTINDO DO ENTENDIMENTO QUE EXISTEM MUITOS DÉFICITS QUE AFETAM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, ESSE TRABALHO SE DETÊM AO PROBLEMA DO ENSINO DA ORALIDADE PARA ALUNOS QUE TEM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH). PENSANDO NA PROBLEMÁTICA DO TRABALHO COM A MODALIDADE ORAL, OBJETIVAMOS COM ESSA PESQUISA ABORDAR O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS E A LITERATURA JÁ PUBLICADA SOBRE O ENSINO DA ORALIDADE A PARTIR DE PRÁTICAS JÁ REALIZADAS COM ALUNOS COM TDHA. PARA ISSO, A PRESENTE PESQUISA DE CARÁTER DESCRITIVO É ELABORADA ATRAVÉS DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE DOCUMENTOS LEGISLATIVOS E TRABALHOS PUBLICADOS, TOMANDO POR BASE OS ESTUDOS DE ARANHA (2004), BAKHTIN (2000), DOLZ, SCBNEUWLY (2004), FERREIRA (2009), GONSALVES (2016), HALLER (2004), MARCUSHI (2008), PCNS (2000). ATRAVÉS DESSE ESTUDO FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A NECESSIDADE DÁ ESCOLA INCLUSIVA DESENVOLVER ATIVIDADES PARA O ALUNO COM TDAH QUE TRABALHE A ORALIDADE, ALÉM DE OBSERVARMOS A AUSÊNCIA DE ESTUDOS QUE COLOQUE EM FOCO O ENSINO DESSA MODALIDADE PARA ALUNOS COM DÉFICITS. DIANTE DISSO, TAMBÉM EVIDENCIAMOS O PAPEL DOS PROFESSORES E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, A FIM DE CONSCIENTIZAR TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA IMPORTANTE MISSÃO QUE A ESCOLA POSSUI NA CONSTRUÇÃO PARA VIDA SOCIAL. COM ISSO, ESSE ARTIGO IRÁ CONTRIBUIR, A PRINCÍPIO, PARA LEVAR OS LEITORES A UMA REFLEXÃO DA NECESSIDADE DO ENSINO DA ORALIDADE, VOLTADA PARA ESTUDANTES COM DÉFICIT NA APRENDIZAGEM. E POR FIM, SERVIRÁ DE BASE PARA PESQUISAS E ESTUDOS DE PROFESSORES E AS PRÁTICAS DE ENSINO, ASSIM, COMO TAMBÉM PARA ALUNOS DE INSTITUIÇÕES SUPERIORES DE LICENCIATURA QUE SE INTERESSEM PELO ENSINO DA ORALIDADE PARA ALUNOS COM DÉFICITS.