Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EVASÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO NO PROEJA DO IFMT - CAMPUS PONTES E LACERDA

Palavra-chaves: REDE FEDERAL, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ABANDONO ESCOLAR Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60454
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5525
    "inscrito_id" => 3632
    "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO NO PROEJA DO IFMT - CAMPUS PONTES E LACERDA"
    "resumo" => "TENDO EM VISTA QUE A EVASÃO ESCOLAR É UMA DAS MAIORES PREOCUPAÇÕES E DESAFIOS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU QUANTIFICAR A EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NO PROEJA NO IFMT - CAMPUS PONTES E LACERDA - FRONTEIRA OESTE E DISCUTIR POSSÍVEIS MOTIVOS RELACIONADOS AO ABANDONO DO CURSO. AO ANALISAR OS DADOS DOS ANOS DE 2015, 2016 E 2017  FOI CONTATADO QUE EM TAIS ANOS FORAM DISPONIBILIZADAS 105 VAGAS, PORÉM APENAS 76 PESSOAS INGRESSARAM NO CURSO. DESSES, 49 (64,5%) EVADIRAM AO LONGO DO CURSO. DIANTE DISSO É POSSÍVEL IDENTIFICAR UMA REALIDADE ALARMANTE NA INSTITUIÇÃO E A IMINENTE NECESSIDADE DE DISPOR-SE A DESENVOLVER ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES FOCADAS NO ESFORÇO DE ENTENDER, DIAGNOSTICAR E MONITORAR OS PRINCIPAIS CAUSADORES DA EVASÃO ESCOLAR E FOMENTAR AÇÕES QUE VISAM COLABORAR COM A PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS INGRESSOS NO PROEJA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "REDE FEDERAL, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ABANDONO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA12_ID3632_03102019164237.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA GARCIA FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA GARCIA"
    "autor_email" => "brunagarciafonseca@gmail."
    "autor_ies" => "IFMT- CAMPUS FRONTEIRA OESTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60454
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5525
    "inscrito_id" => 3632
    "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO NO PROEJA DO IFMT - CAMPUS PONTES E LACERDA"
    "resumo" => "TENDO EM VISTA QUE A EVASÃO ESCOLAR É UMA DAS MAIORES PREOCUPAÇÕES E DESAFIOS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU QUANTIFICAR A EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NO PROEJA NO IFMT - CAMPUS PONTES E LACERDA - FRONTEIRA OESTE E DISCUTIR POSSÍVEIS MOTIVOS RELACIONADOS AO ABANDONO DO CURSO. AO ANALISAR OS DADOS DOS ANOS DE 2015, 2016 E 2017  FOI CONTATADO QUE EM TAIS ANOS FORAM DISPONIBILIZADAS 105 VAGAS, PORÉM APENAS 76 PESSOAS INGRESSARAM NO CURSO. DESSES, 49 (64,5%) EVADIRAM AO LONGO DO CURSO. DIANTE DISSO É POSSÍVEL IDENTIFICAR UMA REALIDADE ALARMANTE NA INSTITUIÇÃO E A IMINENTE NECESSIDADE DE DISPOR-SE A DESENVOLVER ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES FOCADAS NO ESFORÇO DE ENTENDER, DIAGNOSTICAR E MONITORAR OS PRINCIPAIS CAUSADORES DA EVASÃO ESCOLAR E FOMENTAR AÇÕES QUE VISAM COLABORAR COM A PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS INGRESSOS NO PROEJA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "REDE FEDERAL, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ABANDONO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA12_ID3632_03102019164237.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA GARCIA FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA GARCIA"
    "autor_email" => "brunagarciafonseca@gmail."
    "autor_ies" => "IFMT- CAMPUS FRONTEIRA OESTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

TENDO EM VISTA QUE A EVASÃO ESCOLAR É UMA DAS MAIORES PREOCUPAÇÕES E DESAFIOS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU QUANTIFICAR A EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NO PROEJA NO IFMT - CAMPUS PONTES E LACERDA - FRONTEIRA OESTE E DISCUTIR POSSÍVEIS MOTIVOS RELACIONADOS AO ABANDONO DO CURSO. AO ANALISAR OS DADOS DOS ANOS DE 2015, 2016 E 2017 FOI CONTATADO QUE EM TAIS ANOS FORAM DISPONIBILIZADAS 105 VAGAS, PORÉM APENAS 76 PESSOAS INGRESSARAM NO CURSO. DESSES, 49 (64,5%) EVADIRAM AO LONGO DO CURSO. DIANTE DISSO É POSSÍVEL IDENTIFICAR UMA REALIDADE ALARMANTE NA INSTITUIÇÃO E A IMINENTE NECESSIDADE DE DISPOR-SE A DESENVOLVER ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES FOCADAS NO ESFORÇO DE ENTENDER, DIAGNOSTICAR E MONITORAR OS PRINCIPAIS CAUSADORES DA EVASÃO ESCOLAR E FOMENTAR AÇÕES QUE VISAM COLABORAR COM A PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS INGRESSOS NO PROEJA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.