TENDO EM VISTA QUE A EVASÃO ESCOLAR É UMA DAS MAIORES PREOCUPAÇÕES E DESAFIOS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU QUANTIFICAR A EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NO PROEJA NO IFMT - CAMPUS PONTES E LACERDA - FRONTEIRA OESTE E DISCUTIR POSSÍVEIS MOTIVOS RELACIONADOS AO ABANDONO DO CURSO. AO ANALISAR OS DADOS DOS ANOS DE 2015, 2016 E 2017 FOI CONTATADO QUE EM TAIS ANOS FORAM DISPONIBILIZADAS 105 VAGAS, PORÉM APENAS 76 PESSOAS INGRESSARAM NO CURSO. DESSES, 49 (64,5%) EVADIRAM AO LONGO DO CURSO. DIANTE DISSO É POSSÍVEL IDENTIFICAR UMA REALIDADE ALARMANTE NA INSTITUIÇÃO E A IMINENTE NECESSIDADE DE DISPOR-SE A DESENVOLVER ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES FOCADAS NO ESFORÇO DE ENTENDER, DIAGNOSTICAR E MONITORAR OS PRINCIPAIS CAUSADORES DA EVASÃO ESCOLAR E FOMENTAR AÇÕES QUE VISAM COLABORAR COM A PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS INGRESSOS NO PROEJA.