Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: RELAÇÃO ENTRE OS SABERES LOCAIS E O CONHECIMENTO ESCOLAR NA COMUNIDADE DE PATAXÓ – IPANGUAÇU/RN

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, SABERES COMUNITÁRIOS, ENSINO DE QUÍMICA. Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA MONOGRÁFICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, QUE TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR QUAIS SABERES POPULARES DA COMUNIDADE DE PATAXÓ – IPANGUAÇU/RN TEM POTENCIAL PARA SEREM TRABALHADOS NO ENSINO DE QUÍMICA. PARA ISSO, FOI REALIZADO UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, OPTANDO PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PARTICIPANTE, E OS FUNDAMENTOS DA REFLEXÃO SE PAUTARAM NOS ESTUDOS DE ARROYO (1999), BRANDÃO (1987), CALDART (2004), FREIRE (2013), COMO OUTROS AUTORES E DOCUMENTOS. PARA TAL INTENTO, TOMA-SE COMO CORPUS DA PESQUISA, ENTREVISTAS COM 05 MORADORES DA COMUNIDA DE PATAXÓ; OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DAS AULAS DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA, REGISTRADA EM UM DIÁRIO DE BORDO; E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM 15 ESTUDANTES DA 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. DE ACORDO COM A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS CONSTRUÍDOS NA INVESTIGAÇÃO, MAPEAMOS SABERES QUE A COMUNIDADE TEM E QUE PODEM SER CONTEXTUALIZADOS COM OS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, IDENTIFICAMOS TAMBÉM QUE O DOCENTE DA INVESTIGAÇÃO, CONSIDERA IMPORTANTE A CONTEXTUALIZAÇÃO DESSES SABERES NA SALA DE AULA, E O MESMO NÃO RECEBEU FORMAÇÃO PARA ATUAR EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, O QUE IMPOSSIBILITA, EM PARTES, DE CONTRIBUIR DE MANEIRA MAIS EFETIVA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS SEUS ALUNOS.

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