Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ATUAÇÃO DO ALUNO APOIADOR COMO FORMA DE TRABALHAR A INCLUSÃO E A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO SUPERIOR, ALUNO APOIADOR Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58052 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4711 "inscrito_id" => 1185 "titulo" => "A ATUAÇÃO DO ALUNO APOIADOR COMO FORMA DE TRABALHAR A INCLUSÃO E A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A INCLUSÃO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR ERA UM PARADIGMA, ONDE OS ECD’S NÃO POSSUÍAM NENHUM APOIO PARA SUA ENTRADA E MUITO MENOS PERMANÊNCIA NA INSTITUIÇÃO. VISTO O CENÁRIO ATUAL, ONDE AS UNIVERSIDADES ABRIRAM UM ESPAÇO PARA O DEBATE DA INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DESSES ESTUDANTES, MESMO COM ESSE ESPAÇO PARA NOVOS DEBATES O SENÁRIO AINDA ESTÁ COM POUCA VISIBILIDADE. O ALUNO APOIADOR VEM COM A FUNÇÃO DE TENTAR FAZER COM QUE OS ESTUDANTES QUE INGRESSARAM NAS UNIVERSIDADES POR MEIO DO SEU SISTEMA DE COTAS, CONSIGAM SE SITUAR E TER UMA PERMANÊNCIA NOS CURSOS ESCOLHIDOS E ASSIM, CONSIGAM UM BOM DESEMPENHO NAS DISCIPLINAS. PARA ISSO É NECESSÁRIO QUE AS INSTITUIÇÕES BUSQUEM ALTERNATIVAS QUE VENHAM A FACILITAR A INTEGRAÇÃO DE NOVAS MEDIDAS E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ALTERNATIVOS. OS ALUNOS APOIADOS TEM ENCONTROS SEMANALMENTE COM OS ALUNOS APOIADORES, PARA QUE JUNTOS CONSIGAM RESOLVER EXERCÍCIO DAS DISCIPLINAS QUE O MESMO CURSA, TIRAR DUVIDAS SOBRE ALGUNS ASPECTOS. ENSAIOS PARA SEMINÁRIO COMO TAMBÉM A CONFECÇÃO DOS BANNERS E ENSAIOS DA SUA FALA ORAL PARA APRESENTAÇÃO EM SALA DE AULA. O ESTUDANTE APOIADOR DESENVOLVE SUAS ATIVIDADES NA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, ONDE PODE UTILIZAR DE RECURSOS METODOLÓGICOS PRA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO ALUNO APOIADO E ASSIM ASSIMILHAR DE FORMA MAIS SIMPLES OS ASSUNTOS TRABALHADOS NAS DISCIPLINAS QUE A MESMA CURSA. COM A UTILIZAÇÃO DE NOVOS RECURSOS A ALUNA ESTÁ CONSEGUIDO DESENVOLVER MELHOR NAS ATIVIDADES E ASSIM, MOSTRANDO QUE TEM UM GRANDE POTENCIAL. VISTO ASSIM, O TRABALHO DO ALUNO APOIADOR NÃO É APENAS FAZER COM QUE O ALUNO PASSE NAS DISCIPLINAS A QUAL CURSA, MAS SIM, FAZER COM QUE OS ALUNOS SE SINTAM INCLUSOS NA INSTITUIÇÃO.A INCLUSÃO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR ERA UM PARADIGMA, ONDE OS ECD’S NÃO POSSUÍAM NENHUM APOIO PARA SUA ENTRADA E MUITO MENOS PERMANÊNCIA NA INSTITUIÇÃO. " "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO SUPERIOR, ALUNO APOIADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID1185_26092019215956.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AILTON CLEMENTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AILTON CLEMENTE" "autor_email" => "ailtonclemente1995@gmail." "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58052 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4711 "inscrito_id" => 1185 "titulo" => "A ATUAÇÃO DO ALUNO APOIADOR COMO FORMA DE TRABALHAR A INCLUSÃO E A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A INCLUSÃO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR ERA UM PARADIGMA, ONDE OS ECD’S NÃO POSSUÍAM NENHUM APOIO PARA SUA ENTRADA E MUITO MENOS PERMANÊNCIA NA INSTITUIÇÃO. VISTO O CENÁRIO ATUAL, ONDE AS UNIVERSIDADES ABRIRAM UM ESPAÇO PARA O DEBATE DA INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DESSES ESTUDANTES, MESMO COM ESSE ESPAÇO PARA NOVOS DEBATES O SENÁRIO AINDA ESTÁ COM POUCA VISIBILIDADE. O ALUNO APOIADOR VEM COM A FUNÇÃO DE TENTAR FAZER COM QUE OS ESTUDANTES QUE INGRESSARAM NAS UNIVERSIDADES POR MEIO DO SEU SISTEMA DE COTAS, CONSIGAM SE SITUAR E TER UMA PERMANÊNCIA NOS CURSOS ESCOLHIDOS E ASSIM, CONSIGAM UM BOM DESEMPENHO NAS DISCIPLINAS. PARA ISSO É NECESSÁRIO QUE AS INSTITUIÇÕES BUSQUEM ALTERNATIVAS QUE VENHAM A FACILITAR A INTEGRAÇÃO DE NOVAS MEDIDAS E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ALTERNATIVOS. OS ALUNOS APOIADOS TEM ENCONTROS SEMANALMENTE COM OS ALUNOS APOIADORES, PARA QUE JUNTOS CONSIGAM RESOLVER EXERCÍCIO DAS DISCIPLINAS QUE O MESMO CURSA, TIRAR DUVIDAS SOBRE ALGUNS ASPECTOS. ENSAIOS PARA SEMINÁRIO COMO TAMBÉM A CONFECÇÃO DOS BANNERS E ENSAIOS DA SUA FALA ORAL PARA APRESENTAÇÃO EM SALA DE AULA. O ESTUDANTE APOIADOR DESENVOLVE SUAS ATIVIDADES NA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, ONDE PODE UTILIZAR DE RECURSOS METODOLÓGICOS PRA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO ALUNO APOIADO E ASSIM ASSIMILHAR DE FORMA MAIS SIMPLES OS ASSUNTOS TRABALHADOS NAS DISCIPLINAS QUE A MESMA CURSA. COM A UTILIZAÇÃO DE NOVOS RECURSOS A ALUNA ESTÁ CONSEGUIDO DESENVOLVER MELHOR NAS ATIVIDADES E ASSIM, MOSTRANDO QUE TEM UM GRANDE POTENCIAL. VISTO ASSIM, O TRABALHO DO ALUNO APOIADOR NÃO É APENAS FAZER COM QUE O ALUNO PASSE NAS DISCIPLINAS A QUAL CURSA, MAS SIM, FAZER COM QUE OS ALUNOS SE SINTAM INCLUSOS NA INSTITUIÇÃO.A INCLUSÃO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR ERA UM PARADIGMA, ONDE OS ECD’S NÃO POSSUÍAM NENHUM APOIO PARA SUA ENTRADA E MUITO MENOS PERMANÊNCIA NA INSTITUIÇÃO. " "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO SUPERIOR, ALUNO APOIADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID1185_26092019215956.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AILTON CLEMENTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AILTON CLEMENTE" "autor_email" => "ailtonclemente1995@gmail." "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A INCLUSÃO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR ERA UM PARADIGMA, ONDE OS ECD’S NÃO POSSUÍAM NENHUM APOIO PARA SUA ENTRADA E MUITO MENOS PERMANÊNCIA NA INSTITUIÇÃO. VISTO O CENÁRIO ATUAL, ONDE AS UNIVERSIDADES ABRIRAM UM ESPAÇO PARA O DEBATE DA INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DESSES ESTUDANTES, MESMO COM ESSE ESPAÇO PARA NOVOS DEBATES O SENÁRIO AINDA ESTÁ COM POUCA VISIBILIDADE. O ALUNO APOIADOR VEM COM A FUNÇÃO DE TENTAR FAZER COM QUE OS ESTUDANTES QUE INGRESSARAM NAS UNIVERSIDADES POR MEIO DO SEU SISTEMA DE COTAS, CONSIGAM SE SITUAR E TER UMA PERMANÊNCIA NOS CURSOS ESCOLHIDOS E ASSIM, CONSIGAM UM BOM DESEMPENHO NAS DISCIPLINAS. PARA ISSO É NECESSÁRIO QUE AS INSTITUIÇÕES BUSQUEM ALTERNATIVAS QUE VENHAM A FACILITAR A INTEGRAÇÃO DE NOVAS MEDIDAS E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ALTERNATIVOS. OS ALUNOS APOIADOS TEM ENCONTROS SEMANALMENTE COM OS ALUNOS APOIADORES, PARA QUE JUNTOS CONSIGAM RESOLVER EXERCÍCIO DAS DISCIPLINAS QUE O MESMO CURSA, TIRAR DUVIDAS SOBRE ALGUNS ASPECTOS. ENSAIOS PARA SEMINÁRIO COMO TAMBÉM A CONFECÇÃO DOS BANNERS E ENSAIOS DA SUA FALA ORAL PARA APRESENTAÇÃO EM SALA DE AULA. O ESTUDANTE APOIADOR DESENVOLVE SUAS ATIVIDADES NA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, ONDE PODE UTILIZAR DE RECURSOS METODOLÓGICOS PRA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO ALUNO APOIADO E ASSIM ASSIMILHAR DE FORMA MAIS SIMPLES OS ASSUNTOS TRABALHADOS NAS DISCIPLINAS QUE A MESMA CURSA. COM A UTILIZAÇÃO DE NOVOS RECURSOS A ALUNA ESTÁ CONSEGUIDO DESENVOLVER MELHOR NAS ATIVIDADES E ASSIM, MOSTRANDO QUE TEM UM GRANDE POTENCIAL. VISTO ASSIM, O TRABALHO DO ALUNO APOIADOR NÃO É APENAS FAZER COM QUE O ALUNO PASSE NAS DISCIPLINAS A QUAL CURSA, MAS SIM, FAZER COM QUE OS ALUNOS SE SINTAM INCLUSOS NA INSTITUIÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.