ESTE TRABALHO APRESENTA A CONSTRUÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO DE BAIXO PARA SER UTILIZADO EM SALA AULA, AJUDANDO PROFESSORES E ALUNOS. NO LIVRO DIDÁTICO, QUE É UMA DAS PRINCIPAIS FONTES UTILIZADAS PERCEBEMOS QUE APRESENTA ERROS NO CONCEITO EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS DA ASTRONOMIA. E ALGUNS ALUNOS TÊM DIFICULDADE EM APRENDER, POIS NA MAIORIA DAS VEZES AS AULAS SÃO TEÓRICAS, E ACABAM SENDO CHATAS E ASSIM DESMOTIVAM ATÉ AQUELES ALUNOS QUE ESTÃO DISPOSTOS A ENTENDER O ASSUNTO. MAS UMA ATIVIDADE PRÁTICA PODE ACABA FACILITANDO O APRENDIZADO, DESSA FORMA CAUSA INTERESSE, ASSIM O EXPERIMENTO AJUDARÁ, SENDO UM NOVO MÉTODO. DIANTE DISSO, SUGERIMOS ESSE OBJETO PARA O USO DO ENSINO COM EQUIPAMENTOS DE BAIXO CUSTO E MATERIAIS DE FÁCIL ELABORAÇÃO, O ESPECTROSCÓPIO. O INSTRUMENTO É BASEADO NO MESMO PRINCÍPIO (DECOMPOSIÇÃO DA LUZ INCIDENTE EM UMA REDE DE DIFRAÇÃO). PERCEBEMOS ENTÃO QUE É POSSÍVEL ARTICULAR A ESPECTROSCOPIA COM O ESTUDO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS. ALÉM DISSO, O APARELHO APRESENTOU UM GRANDE POTENCIAL DIDÁTICO, PERMITINDO AO PROFESSOR ABORDAR DIFERENTES TEMAS DENTRO DA FÍSICA, QUÍMICA E ASTRONOMIA. AO BENEFICIAR PROCEDIMENTOS E DESENVOLVIMENTOS DE HABILIDADES ESTIMULA A ELABORAÇÃO DE UMA IMAGEM INEXPERIENTE DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.