SELVA, Odete. O brincar e a linguagem escrita no pré ii. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61246>. Acesso em: 22/11/2024 10:17
EM MEIO ÀS DISCUSSÕES SOBRE OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA ATRAVÉS DAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS E DE UM PROCESSO EDUCATIVO QUE CONSIDERE SUA INFÂNCIA, SUAS PARTICULARIDADES E NECESSIDADES, COMPREENDENDO-A EM SUAS MULTIDIMENSIONALIDADES, NOS MOTIVARAM A REALIZAR ESTA PESQUISA A FIM DE AVALIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES, OBSERVANDO SE O BRINCAR É ASSUMIDO COMO EIXO NORTEADOR DO TRABALHO COM A LINGUAGEM ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA. A PARTIR DAS ANÁLISES SOBRE AS PRÁTICAS BUSCAR-SE-Á LEVANTAR APORTES QUE RESPONDAM ESTA INQUIETAÇÃO. CONSIDERANDO ESSES ASPECTOS, SÃO APONTADAS PARA REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO UM CENTRO EDUCACIONAL E UMA CRECHE EM CAMPO VERDE (MT), POR ATENDEREM UM MAIOR NÚMERO DE TURMAS DESTA FASE E 14 (CATORZE) PROFESSORES FARÃO PARTE DESTA INVESTIGAÇÃO CIENTIFICA. PROPÕE-SE REALIZAR UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA INTERPRETATIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIA E DOCUMENTAL. PARA CUMPRIR COM OS OBJETIVOS PRETENDIDOS, SERÁ FEITO ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS NUMA PESQUISA DE CAMPO PARA AVALIAR SE HÁ AVANÇOS OU RETROCESSOS NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, RESULTADO DAS PRÁTICAS REALIZADAS. A PARTIR DOS ESTUDOS PROPOSTOS PRETENDE-SE ANALISAR EM QUE MEDIDA SUAS PRÁTICAS CONVERGEM PARA UM ENSINO SIGNIFICATIVO E EFICIENTE, REALIZANDO UMA TRIANGULAÇÃO DOS DADOS OBTIDOS E A PARTIR DESSAS COMPREENSÕES, OFERECER SUPORTE PARA A EQUIPE RECONHECER, RESSIGNIFICAR, VALIDAR OU INVALIDAR SUAS PRÁTICAS A PARTIR DA CONCLUSÃO DA INVESTIGAÇÃO. PALAVRAS-CHAVE: PRÁTICA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCAR, LINGUAGEM ESCRITA.