A PRESENTE PESQUISA TEM O OBJETIVO DE INVESTIGAR AS ANGÚSTIAS SENTIDO POR DIVERSOS ALUNOS, BEM COMO REFLETIR TAIS QUESTIONAMENTOS A RESPEITO DO PROCESSO AVALIATIVO NO COTIDIANO EDUCACIONAL DESSES EDUCANDOS. PARA FOMENTAR A DISCUSSÃO DESSA PESQUISA, SERÃO REALIZADOS DIÁLOGOS ENTRE AS AUTORAS E ALUNOS DO 9º (NONO) ANO DOS ANOS FINAIS, DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA DE LOURDES BEZERRA, LOCALIZADA NA CIDADE DE MACAU RN. EXPÕE SE AQUI UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, A PESQUISA IN LOCO SERÁ REALIZADA NAS DUAS TURMAS DO 9º ANO DA REFERIDA ESCOLA FORAM ÀS ESCOLHIDAS PARA A REALIZAÇÃO DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, TOTALIZANDO ASSIM, 73 DISCENTES DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA DE LOURDES BEZERRA, SENDO ESTES ALUNOS OBJETOS DE ESTUDO DA PRESENTE PESQUISA. SERÁ REALIZADA UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E OS ALUNOS SERÃO SELECIONADOS DE ACORDO COM A DISPONIBILIDADE E INTERESSE EM PARTICIPAR DA PESQUISA. VINTE E UM (21) ALUNOS CONTRIBUÍRAM DE FORMA SATISFATÓRIA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS EMPREENDIDAS POR MEIO DE DIÁLOGOS, ATENDENDO ASSIM AOS OBJETIVOS PROPOSTOS DA PRESENTE PESQUISA. SENDO ASSIM, CONCLUI-SE QUE A AVALIAÇÃO NO SISTEMA ESCOLAR, CONTINUA SENDO UM DOS GRANDES ANSEIOS E AFLIÇÕES DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE OS MESMOS ENXERGAM A AVALIAÇÃO COMO UM MEIO DO DOCENTE PARA PENALIZÁ-LOS, COM QUESTÕES FÁCEIS OU DIFÍCEIS, EM QUE DIFICULTA OU FACILITA O RESULTADO A SUA APRENDIZAGEM.