Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REVITALIZAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS COMO POSSIBILIDADE DE PROMOÇÃO DA INCLUSÃO, DO EXERCÍCIO DE DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE

Palavra-chaves: DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE, EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO FÍSICA Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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      TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, DESCREVENDO AS ETAPAS DE PESQUISA DE CAMPO, DIAGNÓSTICO, REFLEXÕES E PLANEJAMENTO, COM BASE NO ARCO DE MAGUEREZ. A PARTIR DO REALIZADO, AS PESSOAS APARECEM COMO SUJEITOS COM ESCASSO CONHECIMENTO ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE LAZER E AINDA POUCO SE APROPRIAM DESSES ESPAÇOS POR DIVERSOS FATORES, DENTRE ELES A TECNOLOGIA QUE POSSIBILITA FORMAS NÃO PRESENCIAIS DE INTERAÇÃO E AINDA A INSEGURANÇA. DENTRE AS HIPÓTESES DE SOLUÇÃO APLICADAS A REALIDADE, HOUVE O EMBELEZAMENTO DE UM LOCAL PRÓXIMO DOS BLOCOS ONDE SE DÃO AS AULAS. AO REVITALIZAR O ESPAÇO MUITOS SE IDENTIFICARAM E PASSARAM A OCUPAR O LUGAR, QUE PASSOU A SER UTILIZADO PARA LEITURA, PRÁTICA DE ESPORTES, SOCIALIZAÇÃO, OU SEJA, A ATIVIDADES RELACIONADAS AO LAZER, DEMONSTRANDO O GANHO E EXERCÍCIO DE UM DIREITO POR PARTE DESSE PÚBLICO, E ESSA INTERAÇÃO E CONVÍVIO ENTRE PESSOAS GERA A TRANSMISSÃO E CONHECIMENTO DE VÁRIAS CULTURAS.
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESPAÇOS PÚBLICOS SÃO UMA OPÇÃO PARA O EXERCÍCIO DO LAZER, QUE APARECE COMO DIREITO PELO ARTIGO 6º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA, TAMBÉM PERMITEM A SOCIALIZAÇÃO, QUANDO BEM ELABORADOS A INCLUSÃO E AINDA A INTERCULTURALIDADE PELO ACESSO DE DIFERENTES PESSOAS QUE INTERAGEM ENTRE SI NESSES ESPAÇOS. PORTANTO, ESSE ESTUDO PRETENDE DESCREVER O PASSO A PASSO DA EXPERIÊNCIA DE REVITALIZAÇÃO DE UMA PRAÇA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, REALIZADA DURANTE O SEMESTRE 2017.2 DA MESMA, COMO ATIVIDADE DA DISCIPLINA DE RECREAÇÃO, JOGOS E LAZER DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, DESCREVENDO AS ETAPAS DE PESQUISA DE CAMPO, DIAGNÓSTICO, REFLEXÕES E PLANEJAMENTO, COM BASE NO ARCO DE MAGUEREZ. A PARTIR DO REALIZADO, AS PESSOAS APARECEM COMO SUJEITOS COM ESCASSO CONHECIMENTO ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE LAZER E AINDA POUCO SE APROPRIAM DESSES ESPAÇOS POR DIVERSOS FATORES, DENTRE ELES A TECNOLOGIA QUE POSSIBILITA FORMAS NÃO PRESENCIAIS DE INTERAÇÃO E AINDA A INSEGURANÇA. DENTRE AS HIPÓTESES DE SOLUÇÃO APLICADAS A REALIDADE, HOUVE O EMBELEZAMENTO DE UM LOCAL PRÓXIMO DOS BLOCOS ONDE SE DÃO AS AULAS. AO REVITALIZAR O ESPAÇO MUITOS SE IDENTIFICARAM E PASSARAM A OCUPAR O LUGAR, QUE PASSOU A SER UTILIZADO PARA LEITURA, PRÁTICA DE ESPORTES, SOCIALIZAÇÃO, OU SEJA, A ATIVIDADES RELACIONADAS AO LAZER, DEMONSTRANDO O GANHO E EXERCÍCIO DE UM DIREITO POR PARTE DESSE PÚBLICO, E ESSA INTERAÇÃO E CONVÍVIO ENTRE PESSOAS GERA A TRANSMISSÃO E CONHECIMENTO DE VÁRIAS CULTURAS.

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