Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E SEUS DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ESTUDANTES DA ESCOLA E. E. F. M. PROF.ª MARIA PIA DOS SANTOS AMARAL, CASTANHAL - PA

Palavra-chaves: CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, FORMAÇÃO CIDADÃ., ESCOLA PROF.ª MARIA PIA, ESTUDANTES Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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      SOCIAL ENTRE DIFERENTES SUJEITOS, TEM COMO META PRIMORDIAL, CONFORME PRECEITUA AS LEGISLAÇÕES\r\n
      EDUCACIONAIS, POSSIBILITAR UMA FORMAÇÃO VOLTADA PARA O EXERCÍCIO DE PRÁTICAS CIDADÃS. ENTRETANTO,\r\n
      OBSERVA-SE O DESCOMPASSO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA FORMAÇÃO CIDADÃ DE JOVENS EM RAZÃO DA\r\n
      DESINFORMAÇÃO ACERCA DE TEMAS RELACIONADOS À POLÍTICA E À CIDADANIA. NESSE SENTIDO, CONSIDERANDO A\r\n
      IMPORTÂNCIA DE TAIS DISCUSSÕES, A PRESENTE PESQUISA BUSCA RESPONDER A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: DE QUE\r\n
      MANEIRA OS ESTUDANTES DA ESCOLA E. E. F. M. PROF.ª MARIA PIA DOS SANTOS AMARAL PERCEBEM A CONSTITUIÇÃO\r\n
      FEDERAL DE 1988 E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA? O TRABALHO SE DESENVOLVEU,\r\n
      INICIALMENTE, MEDIANTE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. POSTERIORMENTE, REALIZOU-SE PESQUISA DE\r\n
      CAMPO NA REFERIDA ESCOLA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL-PA, EM QUE SE ADOTOU COMO TÉCNICA DE\r\n
      COLETA DE DADOS A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA TRÊS TURMAS DOS TRÊS NÍVEIS DO ENSINO MÉDIO (1º, 2º E 3º\r\n
      ANO), TURNO MATUTINO, CUJA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA BUSCOU DESCREVER A PROBLEMÁTICA EM QUESTÃO.\r\n
      CONSTATOU-SE, A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE 93 QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS PELOS ESTUDANTES, UM ELEVADO\r\n
      ÍNDICE DE DESCONHECIMENTO SOBRE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL (63%, SEM CONSIDERAR OS QUE DISSERAM NÃO\r\n
      CONCORDAR E NEM DISCORDAR, ALÉM DOS QUE DISCORDAM COMPLETAMENTE, TOTALIZANDO 81,7%). POR OUTRO LADO,\r\n
      80,6% DOS ESTUDANTES REVELARAM QUE GOSTARIAM DE APRENDER OS DIREITOS E DEVERES PREVISTOS NA\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A ESCOLA, ALÉM DE TRANSMITIR CONTEÚDOS, PREPARAR PARA O MUNDO DO TRABALHO E ESTABELECER A INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE DIFERENTES SUJEITOS, TEM COMO META PRIMORDIAL, CONFORME PRECEITUA AS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS, POSSIBILITAR UMA FORMAÇÃO VOLTADA PARA O EXERCÍCIO DE PRÁTICAS CIDADÃS. ENTRETANTO, OBSERVA-SE O DESCOMPASSO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA FORMAÇÃO CIDADÃ DE JOVENS EM RAZÃO DA DESINFORMAÇÃO ACERCA DE TEMAS RELACIONADOS À POLÍTICA E À CIDADANIA. NESSE SENTIDO, CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DE TAIS DISCUSSÕES, A PRESENTE PESQUISA BUSCA RESPONDER A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: DE QUE MANEIRA OS ESTUDANTES DA ESCOLA E. E. F. M. PROF.ª MARIA PIA DOS SANTOS AMARAL PERCEBEM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA? O TRABALHO SE DESENVOLVEU, INICIALMENTE, MEDIANTE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. POSTERIORMENTE, REALIZOU-SE PESQUISA DE CAMPO NA REFERIDA ESCOLA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL-PA, EM QUE SE ADOTOU COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA TRÊS TURMAS DOS TRÊS NÍVEIS DO ENSINO MÉDIO (1º, 2º E 3º ANO), TURNO MATUTINO, CUJA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA BUSCOU DESCREVER A PROBLEMÁTICA EM QUESTÃO. CONSTATOU-SE, A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE 93 QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS PELOS ESTUDANTES, UM ELEVADO ÍNDICE DE DESCONHECIMENTO SOBRE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL (63%, SEM CONSIDERAR OS QUE DISSERAM NÃO CONCORDAR E NEM DISCORDAR, ALÉM DOS QUE DISCORDAM COMPLETAMENTE, TOTALIZANDO 81,7%). POR OUTRO LADO, 80,6% DOS ESTUDANTES REVELARAM QUE GOSTARIAM DE APRENDER OS DIREITOS E DEVERES PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO

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