Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CORTIÇO SOB TRÊS VISÕES

Palavra-chaves: O CORTIÇO, LITERATURA BRASILEIRA, ENSINO DE LÍNGUA Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
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      BREVE ENSAIO, APRESENTAMOS E DISCUTIMOS AS IDEIAS DE DOIS GRANDES CRÍTICOS LITERÁRIOS BRASILEIROS:\r\n
      AFFONSO ROMANO DE SANT’ANNA (1975); (1977) E ANTÔNIO CÂNDIDO (1993). OBJETIVAMOS, PORTANTO,\r\n
      RESPONDER AOS SEGUINTES APONTAMENTOS: (1) QUAIS SÃO OS ARGUMENTOS USADOS POR AFFONSO ROMANO DE\r\n
      SANT’ANNA, EM SUA ANÁLISE ESTRUTURAL DE O CORTIÇO; (2) O QUE HÁ DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE A\r\n
      ANÁLISE DE SANT’ANNA E O ENSAIO DE ANTÔNIO CÂNDIDO DE CORTIÇO A CORTIÇO; (3) QUAL O FECHAMENTO\r\n
      DESSAS ANÁLISES A PARTIR DE CURTIÇÃO, O CORTIÇO DO MESTRE CÂNDIDO E O MEU, DE SANT’ANNA. A PARTIR DA\r\n
      REUNIÃO DESSAS CONTRIBUIÇÕES PARA A LEITURA ANALÍTICA E INTERPRETATIVA DE O CORTIÇO, ESPERAMOS CONTRIBUIR\r\n
      PARA A AMPLIAÇÃO DOS HORIZONTES DE LEITURA DA OBRA DE ALUÍSIO, ALÉM DE DAR UMA VISÃO AMPLA DA OBRA DE\r\n
      O CORTIÇO PARA O TRABALHO NO ENSINO DE LÍNGUA. DESSA FORMA, ORGANIZAMOS ESTE TRABALHO EM UMA\r\n
      INTRODUÇÃO QUE SITUA O OBJETO EM QUESTÃO, SEGUIDA DAS SEÇÕES INDIVIDUAIS PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O CORTIÇO, OBRA DE ALUÍSIO AZEVEDO, É UM CÂNONE DA LITERATURA BRASILEIRA, E, DESDE A SUA PUBLICAÇÃO, VEM SENDO ALVO DAS MAIS DIVERSAS ANÁLISES E RECEBE VARIADAS POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO. NESTE BREVE ENSAIO, APRESENTAMOS E DISCUTIMOS AS IDEIAS DE DOIS GRANDES CRÍTICOS LITERÁRIOS BRASILEIROS: AFFONSO ROMANO DE SANT’ANNA (1975); (1977) E ANTÔNIO CÂNDIDO (1993). OBJETIVAMOS, PORTANTO, RESPONDER AOS SEGUINTES APONTAMENTOS: (1) QUAIS SÃO OS ARGUMENTOS USADOS POR AFFONSO ROMANO DE SANT’ANNA, EM SUA ANÁLISE ESTRUTURAL DE O CORTIÇO; (2) O QUE HÁ DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE A ANÁLISE DE SANT’ANNA E O ENSAIO DE ANTÔNIO CÂNDIDO DE CORTIÇO A CORTIÇO; (3) QUAL O FECHAMENTO DESSAS ANÁLISES A PARTIR DE CURTIÇÃO, O CORTIÇO DO MESTRE CÂNDIDO E O MEU, DE SANT’ANNA. A PARTIR DA REUNIÃO DESSAS CONTRIBUIÇÕES PARA A LEITURA ANALÍTICA E INTERPRETATIVA DE O CORTIÇO, ESPERAMOS CONTRIBUIR PARA A AMPLIAÇÃO DOS HORIZONTES DE LEITURA DA OBRA DE ALUÍSIO, ALÉM DE DAR UMA VISÃO AMPLA DA OBRA DE O CORTIÇO PARA O TRABALHO NO ENSINO DE LÍNGUA. DESSA FORMA, ORGANIZAMOS ESTE TRABALHO EM UMA INTRODUÇÃO QUE SITUA O OBJETO EM QUESTÃO, SEGUIDA DAS SEÇÕES INDIVIDUAIS PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS ELENCADOS E UMA SEÇÃO DE CONSIDERAÇÕES FINAIS.

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