O CORTIÇO SOB TRÊS VISÕES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61278 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3135 "inscrito_id" => 10818 "titulo" => "O CORTIÇO SOB TRÊS VISÕES" "resumo" => """ O CORTIÇO, OBRA DE ALUÍSIO AZEVEDO, É UM CÂNONE DA LITERATURA BRASILEIRA, E, DESDE A SUA PUBLICAÇÃO,\r\n VEM SENDO ALVO DAS MAIS DIVERSAS ANÁLISES E RECEBE VARIADAS POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO. NESTE\r\n BREVE ENSAIO, APRESENTAMOS E DISCUTIMOS AS IDEIAS DE DOIS GRANDES CRÍTICOS LITERÁRIOS BRASILEIROS:\r\n AFFONSO ROMANO DE SANT’ANNA (1975); (1977) E ANTÔNIO CÂNDIDO (1993). OBJETIVAMOS, PORTANTO,\r\n RESPONDER AOS SEGUINTES APONTAMENTOS: (1) QUAIS SÃO OS ARGUMENTOS USADOS POR AFFONSO ROMANO DE\r\n SANT’ANNA, EM SUA ANÁLISE ESTRUTURAL DE O CORTIÇO; (2) O QUE HÁ DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE A\r\n ANÁLISE DE SANT’ANNA E O ENSAIO DE ANTÔNIO CÂNDIDO DE CORTIÇO A CORTIÇO; (3) QUAL O FECHAMENTO\r\n DESSAS ANÁLISES A PARTIR DE CURTIÇÃO, O CORTIÇO DO MESTRE CÂNDIDO E O MEU, DE SANT’ANNA. A PARTIR DA\r\n REUNIÃO DESSAS CONTRIBUIÇÕES PARA A LEITURA ANALÍTICA E INTERPRETATIVA DE O CORTIÇO, ESPERAMOS CONTRIBUIR\r\n PARA A AMPLIAÇÃO DOS HORIZONTES DE LEITURA DA OBRA DE ALUÍSIO, ALÉM DE DAR UMA VISÃO AMPLA DA OBRA DE\r\n O CORTIÇO PARA O TRABALHO NO ENSINO DE LÍNGUA. DESSA FORMA, ORGANIZAMOS ESTE TRABALHO EM UMA\r\n INTRODUÇÃO QUE SITUA O OBJETO EM QUESTÃO, SEGUIDA DAS SEÇÕES INDIVIDUAIS PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS\r\n ELENCADOS E UMA SEÇÃO DE CONSIDERAÇÕES FINAIS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "O CORTIÇO, LITERATURA BRASILEIRA, ENSINO DE LÍNGUA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID10818_12092019203310.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ROBERTO GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLOS ROBERTO" "autor_email" => "carlos198865@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61278 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3135 "inscrito_id" => 10818 "titulo" => "O CORTIÇO SOB TRÊS VISÕES" "resumo" => """ O CORTIÇO, OBRA DE ALUÍSIO AZEVEDO, É UM CÂNONE DA LITERATURA BRASILEIRA, E, DESDE A SUA PUBLICAÇÃO,\r\n VEM SENDO ALVO DAS MAIS DIVERSAS ANÁLISES E RECEBE VARIADAS POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO. NESTE\r\n BREVE ENSAIO, APRESENTAMOS E DISCUTIMOS AS IDEIAS DE DOIS GRANDES CRÍTICOS LITERÁRIOS BRASILEIROS:\r\n AFFONSO ROMANO DE SANT’ANNA (1975); (1977) E ANTÔNIO CÂNDIDO (1993). OBJETIVAMOS, PORTANTO,\r\n RESPONDER AOS SEGUINTES APONTAMENTOS: (1) QUAIS SÃO OS ARGUMENTOS USADOS POR AFFONSO ROMANO DE\r\n SANT’ANNA, EM SUA ANÁLISE ESTRUTURAL DE O CORTIÇO; (2) O QUE HÁ DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE A\r\n ANÁLISE DE SANT’ANNA E O ENSAIO DE ANTÔNIO CÂNDIDO DE CORTIÇO A CORTIÇO; (3) QUAL O FECHAMENTO\r\n DESSAS ANÁLISES A PARTIR DE CURTIÇÃO, O CORTIÇO DO MESTRE CÂNDIDO E O MEU, DE SANT’ANNA. A PARTIR DA\r\n REUNIÃO DESSAS CONTRIBUIÇÕES PARA A LEITURA ANALÍTICA E INTERPRETATIVA DE O CORTIÇO, ESPERAMOS CONTRIBUIR\r\n PARA A AMPLIAÇÃO DOS HORIZONTES DE LEITURA DA OBRA DE ALUÍSIO, ALÉM DE DAR UMA VISÃO AMPLA DA OBRA DE\r\n O CORTIÇO PARA O TRABALHO NO ENSINO DE LÍNGUA. DESSA FORMA, ORGANIZAMOS ESTE TRABALHO EM UMA\r\n INTRODUÇÃO QUE SITUA O OBJETO EM QUESTÃO, SEGUIDA DAS SEÇÕES INDIVIDUAIS PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS\r\n ELENCADOS E UMA SEÇÃO DE CONSIDERAÇÕES FINAIS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "O CORTIÇO, LITERATURA BRASILEIRA, ENSINO DE LÍNGUA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID10818_12092019203310.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ROBERTO GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLOS ROBERTO" "autor_email" => "carlos198865@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }