O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO CENTRAL DISCUTIR ASPECTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE REALIZADA NO CURSO NORMAL DE ASSÚ DURANTE OS ANOS DE 1951 E 1952, DESTACANDO O DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DOS DESDOBRAMENTOS DE INICIATIVAS HISTÓRICAS DE INSTITUIÇÕES COMO AS ESCOLAS NORMAIS. O RECORTE HISTÓRICO PROPOSTO SE JUSTIFICA PELO PERÍODO DE CRIAÇÃO DO CURSO NORMAL REGIONAL NA CIDADE DE ASSÚ EM 1951 E DE FORMAÇÃO DE SUA PRIMEIRA TURMA NO ANO DE 1952. SILVA (2011), FREITAS (1995) E VILLELA (2016), CONSTITUEM O REFERENCIAL TEÓRICO QUE AUXILIA NA DISCUSSÃO ACERCA DOS ASPECTOS VOLTADOS PARA O ENSINO DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS NORMAIS, BEM COMO AS REPRESENTAÇÕES ASSOCIADAS A ESTA MODALIDADE DE ENSINO E AS ESTUDANTES. METODOLOGICAMENTE, O TRABALHO DE PESQUISA COM FONTES DOCUMENTAIS, É REALIZADO A FIM DE PERCEBER A VERSATILIDADE DE CAMINHOS E OLHARES SOBRE UM MESMO DOCUMENTO E POR FIM PARA QUE SE OBTENHA MAIORES COMPREENSÕES ACERCA DO QUE FORAM AS ESCOLAS NORMAIS E POSTERIORMENTE OS CURSOS NORMAIS REGIONAIS, COMO FORMA DE PROMOVER A VALORIZAÇÃO DAS LUTAS E AVANÇOS IMBRICADOS NA PROFISSÃO DE PROFESSOR.