Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÚSICA: FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: MÚSICA, DESCONTRAÍDO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61181
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5066
    "inscrito_id" => 621
    "titulo" => """
      MÚSICA: FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE \r\n
      ENSINO-APRENDIZAGEM
      """
    "resumo" => """
      POR MEIO DESTE ARTIGO, IREMOS APRESENTAR A MÚSICA: FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE \r\n
      ENSINOAPRENDIZAGEM. A MÚSICA TEM UM IMPORTANTE PAPEL NA NOSSA SOCIEDADE, PODEMOS VER A PRESENÇA \r\n
      DA MESMA NA VIDA DO SER HUMANO DESDE A PRÉ-HISTÓRIA, EM QUE ATRAVÉS DO OUVIR E OBSERVAR, OS HOMENS \r\n
      DESCOBRIRAM QUE PODERIAM IMITAR OS SONS IMITIDOS PELA NATUREZA. ENTÃO, COM O EXERCÍCIO DE IDENTIFICAR \r\n
      E DISTINGUIR OS DIFERENTES SONS EM MEIO AO SILÊNCIO, OS HOMENS CRIARAM SEU PRÓPRIO SOM. NO BRASIL A \r\n
      MÚSICA TEVE INÍCIO COM O PADRE ANCHIETA, O QUAL TEVE O OBJETIVO DE DOUTRINAR OS INDÍGENAS, PARA QUE \r\n
      ELES SEGUISSEM AS REGRAS DOS SENHORES DE ENGENHO. FOI EM 1996, CRIADA A LEI N 9.394, ONDE O ENSINO \r\n
      DAS ARTES ENTRA COMO ELEMENTO CURRICULAR DO ENSINO BÁSICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROPORCIONANDO PLENA \r\n
      LIBERDADE PARA TRABALHAR COM MÚSICA EM SALA DE AULA. MESMO EM FORMAS DIFERENTES, A MÚSICA ESTÁ \r\n
      PRESENTE NA VIDA DE TODOS OS SERES HUMANO, SEJA OUVINDO, DANÇANDO, CANTANDO. AS CANTIGAS DE NINAR, AS \r\n
      CANTIGAS DE RODA, AS PARLENDAS E OS JOGOS TEM GRANDE IMPORTÂNCIA, LEVANDO EM CONTA QUE OS BEBÊS SE \r\n
      COMUNICAM E INTERAGEM ATRAVÉS DOS SONS. A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PODE SE TORNAR UM MOMENTO \r\n
      PRAZEROSO E DESCONTRAÍDO, FACILITANDO PARA QUE A CRIANÇA ENTENDA OS SIGNIFICADOS DE CADA INFORMAÇÃO, \r\n
      TORNANDO A APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. AS LITERATURAS INFANTIS TRAZEM CONSIGO UM UNIVERSO QUE \r\n
      PODE SER EXPLORADO ATRAVÉS DA MÚSICA, POESIAS, HISTÓRIAS INFANTIS, QUADRINHOS, PARLENDAS, LENDAS, \r\n
      FÁBULAS, PROVÉRBIOS E ADVINHAS, CABE AO EDUCADOR OFERECER MEIOS QUE FACILITEM A APRENDIZAGEM, \r\n
      ENVOLVENDO AS CRIANÇAS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E TORNANDO UM MOMENTO ATRAENTE E PRAZEROSO. O CORPO, \r\n
      POR EXEMPLO, PODE SER USADO COMO INSTRUMENTO MUSICAL, ESSE EXERCÍCIO FAZ COM QUE SURJA A INTERAÇÃO \r\n
      ENTRE AS CRIANÇAS, SE TORNANDO ASSIM, UMA ATIVIDADE RICA E PRODUTIVA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "MÚSICA, DESCONTRAÍDO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID621_30092019210324.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANUNCIADA TITO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "NANCY"
    "autor_email" => "nancy.jpa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61181
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5066
    "inscrito_id" => 621
    "titulo" => """
      MÚSICA: FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE \r\n
      ENSINO-APRENDIZAGEM
      """
    "resumo" => """
      POR MEIO DESTE ARTIGO, IREMOS APRESENTAR A MÚSICA: FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE \r\n
      ENSINOAPRENDIZAGEM. A MÚSICA TEM UM IMPORTANTE PAPEL NA NOSSA SOCIEDADE, PODEMOS VER A PRESENÇA \r\n
      DA MESMA NA VIDA DO SER HUMANO DESDE A PRÉ-HISTÓRIA, EM QUE ATRAVÉS DO OUVIR E OBSERVAR, OS HOMENS \r\n
      DESCOBRIRAM QUE PODERIAM IMITAR OS SONS IMITIDOS PELA NATUREZA. ENTÃO, COM O EXERCÍCIO DE IDENTIFICAR \r\n
      E DISTINGUIR OS DIFERENTES SONS EM MEIO AO SILÊNCIO, OS HOMENS CRIARAM SEU PRÓPRIO SOM. NO BRASIL A \r\n
      MÚSICA TEVE INÍCIO COM O PADRE ANCHIETA, O QUAL TEVE O OBJETIVO DE DOUTRINAR OS INDÍGENAS, PARA QUE \r\n
      ELES SEGUISSEM AS REGRAS DOS SENHORES DE ENGENHO. FOI EM 1996, CRIADA A LEI N 9.394, ONDE O ENSINO \r\n
      DAS ARTES ENTRA COMO ELEMENTO CURRICULAR DO ENSINO BÁSICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROPORCIONANDO PLENA \r\n
      LIBERDADE PARA TRABALHAR COM MÚSICA EM SALA DE AULA. MESMO EM FORMAS DIFERENTES, A MÚSICA ESTÁ \r\n
      PRESENTE NA VIDA DE TODOS OS SERES HUMANO, SEJA OUVINDO, DANÇANDO, CANTANDO. AS CANTIGAS DE NINAR, AS \r\n
      CANTIGAS DE RODA, AS PARLENDAS E OS JOGOS TEM GRANDE IMPORTÂNCIA, LEVANDO EM CONTA QUE OS BEBÊS SE \r\n
      COMUNICAM E INTERAGEM ATRAVÉS DOS SONS. A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PODE SE TORNAR UM MOMENTO \r\n
      PRAZEROSO E DESCONTRAÍDO, FACILITANDO PARA QUE A CRIANÇA ENTENDA OS SIGNIFICADOS DE CADA INFORMAÇÃO, \r\n
      TORNANDO A APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. AS LITERATURAS INFANTIS TRAZEM CONSIGO UM UNIVERSO QUE \r\n
      PODE SER EXPLORADO ATRAVÉS DA MÚSICA, POESIAS, HISTÓRIAS INFANTIS, QUADRINHOS, PARLENDAS, LENDAS, \r\n
      FÁBULAS, PROVÉRBIOS E ADVINHAS, CABE AO EDUCADOR OFERECER MEIOS QUE FACILITEM A APRENDIZAGEM, \r\n
      ENVOLVENDO AS CRIANÇAS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E TORNANDO UM MOMENTO ATRAENTE E PRAZEROSO. O CORPO, \r\n
      POR EXEMPLO, PODE SER USADO COMO INSTRUMENTO MUSICAL, ESSE EXERCÍCIO FAZ COM QUE SURJA A INTERAÇÃO \r\n
      ENTRE AS CRIANÇAS, SE TORNANDO ASSIM, UMA ATIVIDADE RICA E PRODUTIVA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "MÚSICA, DESCONTRAÍDO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID621_30092019210324.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANUNCIADA TITO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "NANCY"
    "autor_email" => "nancy.jpa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

POR MEIO DESTE ARTIGO, IREMOS APRESENTAR A MÚSICA: FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM. A MÚSICA TEM UM IMPORTANTE PAPEL NA NOSSA SOCIEDADE, PODEMOS VER A PRESENÇA DA MESMA NA VIDA DO SER HUMANO DESDE A PRÉ-HISTÓRIA, EM QUE ATRAVÉS DO OUVIR E OBSERVAR, OS HOMENS DESCOBRIRAM QUE PODERIAM IMITAR OS SONS IMITIDOS PELA NATUREZA. ENTÃO, COM O EXERCÍCIO DE IDENTIFICAR E DISTINGUIR OS DIFERENTES SONS EM MEIO AO SILÊNCIO, OS HOMENS CRIARAM SEU PRÓPRIO SOM. NO BRASIL A MÚSICA TEVE INÍCIO COM O PADRE ANCHIETA, O QUAL TEVE O OBJETIVO DE DOUTRINAR OS INDÍGENAS, PARA QUE ELES SEGUISSEM AS REGRAS DOS SENHORES DE ENGENHO. FOI EM 1996, CRIADA A LEI N 9.394, ONDE O ENSINO DAS ARTES ENTRA COMO ELEMENTO CURRICULAR DO ENSINO BÁSICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROPORCIONANDO PLENA LIBERDADE PARA TRABALHAR COM MÚSICA EM SALA DE AULA. MESMO EM FORMAS DIFERENTES, A MÚSICA ESTÁ PRESENTE NA VIDA DE TODOS OS SERES HUMANO, SEJA OUVINDO, DANÇANDO, CANTANDO. AS CANTIGAS DE NINAR, AS CANTIGAS DE RODA, AS PARLENDAS E OS JOGOS TEM GRANDE IMPORTÂNCIA, LEVANDO EM CONTA QUE OS BEBÊS SE COMUNICAM E INTERAGEM ATRAVÉS DOS SONS. A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PODE SE TORNAR UM MOMENTO PRAZEROSO E DESCONTRAÍDO, FACILITANDO PARA QUE A CRIANÇA ENTENDA OS SIGNIFICADOS DE CADA INFORMAÇÃO, TORNANDO A APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. AS LITERATURAS INFANTIS TRAZEM CONSIGO UM UNIVERSO QUE PODE SER EXPLORADO ATRAVÉS DA MÚSICA, POESIAS, HISTÓRIAS INFANTIS, QUADRINHOS, PARLENDAS, LENDAS, FÁBULAS, PROVÉRBIOS E ADVINHAS, CABE AO EDUCADOR OFERECER MEIOS QUE FACILITEM A APRENDIZAGEM, ENVOLVENDO AS CRIANÇAS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E TORNANDO UM MOMENTO ATRAENTE E PRAZEROSO. O CORPO, POR EXEMPLO, PODE SER USADO COMO INSTRUMENTO MUSICAL, ESSE EXERCÍCIO FAZ COM QUE SURJA A INTERAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS, SE TORNANDO ASSIM, UMA ATIVIDADE RICA E PRODUTIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.