MÚSICA: FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE
ENSINO-APRENDIZAGEM
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61181 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5066 "inscrito_id" => 621 "titulo" => """ MÚSICA: FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE \r\n ENSINO-APRENDIZAGEM """ "resumo" => """ POR MEIO DESTE ARTIGO, IREMOS APRESENTAR A MÚSICA: FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE \r\n ENSINOAPRENDIZAGEM. A MÚSICA TEM UM IMPORTANTE PAPEL NA NOSSA SOCIEDADE, PODEMOS VER A PRESENÇA \r\n DA MESMA NA VIDA DO SER HUMANO DESDE A PRÉ-HISTÓRIA, EM QUE ATRAVÉS DO OUVIR E OBSERVAR, OS HOMENS \r\n DESCOBRIRAM QUE PODERIAM IMITAR OS SONS IMITIDOS PELA NATUREZA. ENTÃO, COM O EXERCÍCIO DE IDENTIFICAR \r\n E DISTINGUIR OS DIFERENTES SONS EM MEIO AO SILÊNCIO, OS HOMENS CRIARAM SEU PRÓPRIO SOM. NO BRASIL A \r\n MÚSICA TEVE INÍCIO COM O PADRE ANCHIETA, O QUAL TEVE O OBJETIVO DE DOUTRINAR OS INDÍGENAS, PARA QUE \r\n ELES SEGUISSEM AS REGRAS DOS SENHORES DE ENGENHO. FOI EM 1996, CRIADA A LEI N 9.394, ONDE O ENSINO \r\n DAS ARTES ENTRA COMO ELEMENTO CURRICULAR DO ENSINO BÁSICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROPORCIONANDO PLENA \r\n LIBERDADE PARA TRABALHAR COM MÚSICA EM SALA DE AULA. MESMO EM FORMAS DIFERENTES, A MÚSICA ESTÁ \r\n PRESENTE NA VIDA DE TODOS OS SERES HUMANO, SEJA OUVINDO, DANÇANDO, CANTANDO. AS CANTIGAS DE NINAR, AS \r\n CANTIGAS DE RODA, AS PARLENDAS E OS JOGOS TEM GRANDE IMPORTÂNCIA, LEVANDO EM CONTA QUE OS BEBÊS SE \r\n COMUNICAM E INTERAGEM ATRAVÉS DOS SONS. A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PODE SE TORNAR UM MOMENTO \r\n PRAZEROSO E DESCONTRAÍDO, FACILITANDO PARA QUE A CRIANÇA ENTENDA OS SIGNIFICADOS DE CADA INFORMAÇÃO, \r\n TORNANDO A APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. AS LITERATURAS INFANTIS TRAZEM CONSIGO UM UNIVERSO QUE \r\n PODE SER EXPLORADO ATRAVÉS DA MÚSICA, POESIAS, HISTÓRIAS INFANTIS, QUADRINHOS, PARLENDAS, LENDAS, \r\n FÁBULAS, PROVÉRBIOS E ADVINHAS, CABE AO EDUCADOR OFERECER MEIOS QUE FACILITEM A APRENDIZAGEM, \r\n ENVOLVENDO AS CRIANÇAS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E TORNANDO UM MOMENTO ATRAENTE E PRAZEROSO. O CORPO, \r\n POR EXEMPLO, PODE SER USADO COMO INSTRUMENTO MUSICAL, ESSE EXERCÍCIO FAZ COM QUE SURJA A INTERAÇÃO \r\n ENTRE AS CRIANÇAS, SE TORNANDO ASSIM, UMA ATIVIDADE RICA E PRODUTIVA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "MÚSICA, DESCONTRAÍDO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID621_30092019210324.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ANUNCIADA TITO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "NANCY" "autor_email" => "nancy.jpa@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61181 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5066 "inscrito_id" => 621 "titulo" => """ MÚSICA: FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE \r\n ENSINO-APRENDIZAGEM """ "resumo" => """ POR MEIO DESTE ARTIGO, IREMOS APRESENTAR A MÚSICA: FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE \r\n ENSINOAPRENDIZAGEM. A MÚSICA TEM UM IMPORTANTE PAPEL NA NOSSA SOCIEDADE, PODEMOS VER A PRESENÇA \r\n DA MESMA NA VIDA DO SER HUMANO DESDE A PRÉ-HISTÓRIA, EM QUE ATRAVÉS DO OUVIR E OBSERVAR, OS HOMENS \r\n DESCOBRIRAM QUE PODERIAM IMITAR OS SONS IMITIDOS PELA NATUREZA. ENTÃO, COM O EXERCÍCIO DE IDENTIFICAR \r\n E DISTINGUIR OS DIFERENTES SONS EM MEIO AO SILÊNCIO, OS HOMENS CRIARAM SEU PRÓPRIO SOM. NO BRASIL A \r\n MÚSICA TEVE INÍCIO COM O PADRE ANCHIETA, O QUAL TEVE O OBJETIVO DE DOUTRINAR OS INDÍGENAS, PARA QUE \r\n ELES SEGUISSEM AS REGRAS DOS SENHORES DE ENGENHO. FOI EM 1996, CRIADA A LEI N 9.394, ONDE O ENSINO \r\n DAS ARTES ENTRA COMO ELEMENTO CURRICULAR DO ENSINO BÁSICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROPORCIONANDO PLENA \r\n LIBERDADE PARA TRABALHAR COM MÚSICA EM SALA DE AULA. MESMO EM FORMAS DIFERENTES, A MÚSICA ESTÁ \r\n PRESENTE NA VIDA DE TODOS OS SERES HUMANO, SEJA OUVINDO, DANÇANDO, CANTANDO. AS CANTIGAS DE NINAR, AS \r\n CANTIGAS DE RODA, AS PARLENDAS E OS JOGOS TEM GRANDE IMPORTÂNCIA, LEVANDO EM CONTA QUE OS BEBÊS SE \r\n COMUNICAM E INTERAGEM ATRAVÉS DOS SONS. A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PODE SE TORNAR UM MOMENTO \r\n PRAZEROSO E DESCONTRAÍDO, FACILITANDO PARA QUE A CRIANÇA ENTENDA OS SIGNIFICADOS DE CADA INFORMAÇÃO, \r\n TORNANDO A APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. AS LITERATURAS INFANTIS TRAZEM CONSIGO UM UNIVERSO QUE \r\n PODE SER EXPLORADO ATRAVÉS DA MÚSICA, POESIAS, HISTÓRIAS INFANTIS, QUADRINHOS, PARLENDAS, LENDAS, \r\n FÁBULAS, PROVÉRBIOS E ADVINHAS, CABE AO EDUCADOR OFERECER MEIOS QUE FACILITEM A APRENDIZAGEM, \r\n ENVOLVENDO AS CRIANÇAS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E TORNANDO UM MOMENTO ATRAENTE E PRAZEROSO. O CORPO, \r\n POR EXEMPLO, PODE SER USADO COMO INSTRUMENTO MUSICAL, ESSE EXERCÍCIO FAZ COM QUE SURJA A INTERAÇÃO \r\n ENTRE AS CRIANÇAS, SE TORNANDO ASSIM, UMA ATIVIDADE RICA E PRODUTIVA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "MÚSICA, DESCONTRAÍDO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID621_30092019210324.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ANUNCIADA TITO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "NANCY" "autor_email" => "nancy.jpa@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }