MORAES, Eriene Macedo De et al.. A gestão democrática no cenário de pesquisa interestadual. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58381>. Acesso em: 22/12/2024 18:11
ESTE TRABALHO VERSA SOBRE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS, SITUADAS EM ESTADOS DIFERENTES, UMA ESTÁ LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES – BA E A OUTRA EM BURITIRANA, DISTRITO DA CAPITAL PALMAS – TO. ESTAS SERÃO ESPAÇOS DE ESTUDOS, A PARTIR DE UM PROJETO DE PESQUISA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO NA UFT (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) NA PERSPECTIVA DA INTERINSTITUCIONALIDADE. O OBJETIVO DESTE É DEFINIR CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES NAS INSTITUIÇÕES QUE CARACTERIZEM A PRESENÇA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E A IMPLEMENTAÇÃO DO PPP (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO). PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, APOIADA NA ANÁLISE DOCUMENTAL DO ACERVO DAS REFERIDAS INSTITUIÇÕES, PARA COLETA DE DADOS, FORAM UTILIZADOS O PPP, HISTÓRICO DAS ESCOLAS, PORTFÓLIOS, APP, BLOG. ESTA PESQUISA, SUSCITA A TROCA DE EXPERIÊNCIAS E SABERES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES PARTICIPANTES.