RAMALHO, Hugo Pereira et al.. Música e letramento: fator de multidisciplinaridade. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61180>. Acesso em: 23/12/2024 03:42
O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR O USO DA MULTIDISCIPLINARIDADE ENTRE MÚSICA E PORTUGUÊS NO USO DO LETRAMENTO, USANDO ELEMENTOS DA MÚSICA PARA FACILITAR O LETRAMENTO, E USANDO ELEMENTOS DO PORTUGUÊS EM ATIVIDADES MUSICAIS, FAZENDO ASSIM COM QUE CADA MATÉRIA SEJA SUPORTE E AUXILIADORA DA OUTRA. O MÉTODO UTILIZADO FOI DE PESQUISA QUALITATIVA APLICADA, E A COLETA DE DADOS UM ESTUDO DE CAMPO (EXPLORATÓRIO) COM OBSERVAÇÃO DIRETA, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E REFERENCIAIS TEÓRICOS EM LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS. A PESQUISA E O RELATO DE EXPERIÊNCIA FORAM DESENVOLVIDOS EM SALAS DE AULA, DE UMA ESCOLA PÚBLICA COM TURMAS DE 4º E 5º ANO, ONDE O LETRAMENTO FOI ASSOCIADO A CONTEÚDOS MUSICAIS DE RITMO, ONDE A ASSOCIAÇÃO DE LETRAS E PALAVRAS, TAL COMO AS CLASSIFICAÇÕES SILÁBICAS FORAM ESTIMULADAS. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM MAIS SATISFATÓRIOS DO QUE QUANDO AS ATIVIDADES PROPOSTAS ERAM ISOLADAS EM SUAS PRÓPRIAS MATÉRIAS, MAS AO UTILIZARMOS DA INTERDISCIPLINARIDADE, O DESEMPENHO DOS ALUNOS MELHOROU BASTANTE, MOSTRANDO QUE AO USARMOS ESTE RECURSO, A EXPRESSÃO E A COMPREENSÃO DOS ALUNOS É MAIOR.