Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SOBRE OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO VIVENCIADOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FRONTEIRAS E DESAFIOS

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

NOS PLURAIS CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA, EMERGE COMO NECESSIDADE DE DEBATE, AINDA E AMIÚDE, A QUESTÃO DA AVALIAÇÃO, SOBRETUDO COMO PRÁTICA QUE PRECISA PASSAR PELA RESSIGNIFICAÇÃO, PARA ASSIM, SE PRODUZIR DE MODO DIALOGAL, ABERTO E PLURAL, CONSIDERANDO-SE TODAS AS DIVERSIDADES INERENTES AOS SERES HUMANOS. DISCUTIMOS SOBRE OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO CONSTITUÍDOS NA ESCOLA INCLUSIVA, CONSIDERANDO A EXPERIÊNCIA VIVIDA NO ANO DE 2019, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, NA CIDADE DE SERRINHA, BAHIA NO QUE TANGE A INCLUSÃO DE SUJEITOS COM DEFICIÊNCIAS E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS. OBJETIVAMOS A IDENTIFICAR AS PERCEPÇÕES DOS SUJEITOS DOCENTES SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR, TENDO COMO META COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE OS MODELOS DE AVALIAÇÃO APLICADOS E A INCLUSÃO ESCOLAR DE MUITOS ESTUDANTES, ALÉM DE REFLETIR SOBRE A NECESSIDADE DE REPENSAR A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO E NUNCA COMO FINAL DE UM CICLO OU ETAPA. O DIÁLOGO TEÓRICO SE CONSOLIDOU, A PARTIR DO APROFUNDAMENTO DOS ASPECTOS PEDAGÓGICOS E SOCIAIS DA AVALIAÇÃO POSTERIORMENTE, COM UM TRABALHO DE CAMPO, DE CUNHO QUALITATIVO, SENDO UM ESTUDO EMPÍRICO EXPLORATÓRIO, ONDE FOI REALIZADA OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE E FEITAS ENTREVISTAS A NOVE EDUCADORES, DIRETAMENTE ENVOLVIDOS COM AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO TECIDAS NA ESCOLA. CONCLUÍMOS QUE A AVALIAÇÃO SIGNIFICA UMA AÇÃO IMPERIOSA DA ESCOLA, ADMITINDO QUE TENHAM EXTREMA DIFICULDADE EM COMPREENDER POSSIBILIDADES AVALIATIVAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS, CARECENDO DE PROCESSOS FORMATIVOS EM FLUXO, POIS, NA MEDIDA EM QUE SE INSEREM ALUNOS COM DIVERSAS SITUAÇÕES E PERFIS CONSUBSTANCIADOS POR ESPECIFICIDADES, A ESCOLA PRECISA CONSTRUIR NOVAS ROTAS DE PENSAR E REALIZAR A AVALIAÇÃO.

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