A UTILIZAÇÃO DO INDICADOR NATURAL PARA A APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58883 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2946 "inscrito_id" => 2012 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO INDICADOR NATURAL PARA A APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "ESTE TRABALHO FOI REALIZADO POR ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO, OS MESMOS FAZEM PARTE DO PROGRAMA –RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, E DESENVOLVEM ESTUDOS ACERCA DA EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA, VISANDO A CRIAÇÃO DE PROBLEMAS QUE PERMITEM A CONTEXTUALIZAÇÃO E O ESTÍMULO DE QUESTIONAMENTO PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO E APRENDIZAGEM. A EXPERIMENTAÇÃO QUANDO UTILIZADO PARA FINS PEDAGÓGICOS, TORNA-SE UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA, PORÉM NEM TODOS OS PROFESSORES A UTILIZA, SEJA POR FALTA DE LABORATÓRIO NAS ESCOLAS OU POR FALTA DE DOMÍNIO DO PROFESSOR AO TENTAR RELACIONAR A TEORIA E PRÁTICA. DESSE MODO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ALIANDO AO USO DOS MATERIAIS DE BAIXO CUSTO. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS QUE COMPUSERAM ESTE TRABALHO, HOUVE A APLICAÇÃO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE ÁCIDO-BASE COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE REFERÊNCIA GUIOMAR KRAUSE GONÇALVES, LOCALIZADA NA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE, JUNTAMENTE COM A APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS, COM O INTUITO DE PERCEBER A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ABORDADOS NA PRÁTICA EXPERIMENTAL. A PESQUISA EVIDENCIOU QUE SOMENTE AULAS TEÓRICAS NÃO EMERGEM COMPREENSÃO SUFICIENTE DO CONTEÚDO MINISTRADO, E QUE AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INCENTIVAM OS ALUNOS A REFLETIREM E ARGUMENTAREM, POR ISSO, ATRAVÉS DAS INTERVENÇÕES FEITAS OBSERVOU-SE QUE O USO DA EXPERIMENTAÇÃO APRESENTA-SE COMO UMA FORMA DIDÁTICA, NA QUAL, FORNECE MAIS ELEMENTOS, ARGUMENTOS, FATOS, QUE, EM CONJUNTO COM OUTROS CONHECIMENTOS, PODEM AJUDAR NA COMPREENSÃO E CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO CIENTÍFICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ÁCIDO-BASE, AULAS EXPERIMENTAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, TEORIA-PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID2012_04092019212049.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILSON ANTONIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANTONIO SILVA " "autor_email" => "wilson.antonio98@hotmail." "autor_ies" => "IFPE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58883 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2946 "inscrito_id" => 2012 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO INDICADOR NATURAL PARA A APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "ESTE TRABALHO FOI REALIZADO POR ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO, OS MESMOS FAZEM PARTE DO PROGRAMA –RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, E DESENVOLVEM ESTUDOS ACERCA DA EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA, VISANDO A CRIAÇÃO DE PROBLEMAS QUE PERMITEM A CONTEXTUALIZAÇÃO E O ESTÍMULO DE QUESTIONAMENTO PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO E APRENDIZAGEM. A EXPERIMENTAÇÃO QUANDO UTILIZADO PARA FINS PEDAGÓGICOS, TORNA-SE UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA, PORÉM NEM TODOS OS PROFESSORES A UTILIZA, SEJA POR FALTA DE LABORATÓRIO NAS ESCOLAS OU POR FALTA DE DOMÍNIO DO PROFESSOR AO TENTAR RELACIONAR A TEORIA E PRÁTICA. DESSE MODO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ALIANDO AO USO DOS MATERIAIS DE BAIXO CUSTO. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS QUE COMPUSERAM ESTE TRABALHO, HOUVE A APLICAÇÃO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE ÁCIDO-BASE COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE REFERÊNCIA GUIOMAR KRAUSE GONÇALVES, LOCALIZADA NA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE, JUNTAMENTE COM A APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS, COM O INTUITO DE PERCEBER A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ABORDADOS NA PRÁTICA EXPERIMENTAL. A PESQUISA EVIDENCIOU QUE SOMENTE AULAS TEÓRICAS NÃO EMERGEM COMPREENSÃO SUFICIENTE DO CONTEÚDO MINISTRADO, E QUE AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INCENTIVAM OS ALUNOS A REFLETIREM E ARGUMENTAREM, POR ISSO, ATRAVÉS DAS INTERVENÇÕES FEITAS OBSERVOU-SE QUE O USO DA EXPERIMENTAÇÃO APRESENTA-SE COMO UMA FORMA DIDÁTICA, NA QUAL, FORNECE MAIS ELEMENTOS, ARGUMENTOS, FATOS, QUE, EM CONJUNTO COM OUTROS CONHECIMENTOS, PODEM AJUDAR NA COMPREENSÃO E CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO CIENTÍFICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ÁCIDO-BASE, AULAS EXPERIMENTAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, TEORIA-PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID2012_04092019212049.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILSON ANTONIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANTONIO SILVA " "autor_email" => "wilson.antonio98@hotmail." "autor_ies" => "IFPE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }