Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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MULTICULTURALISMO NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM ALUNOS REFUGIADOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, PAULO FREIRE, MULTICULTURALISMO, MULTICULTURALISMO Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO TECER REFLEXÕES ACERCA DO MULTICULTURALISMO NA ESCOLA, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA EXPRESSA NO ESTUDO DE UM CASO ESPECÍFICO, COM SEU LOCUS EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR BILÍNGUE - PORTUGUÊS-ÁRABE - LOCALIZADA NA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO. ATRAVÉS DE POLÍTICAS E CONDUTAS PRÓPRIAS DE ACOLHIMENTO E AMBIENTAÇÃO, FOI POSSÍVEL INICIAR O EXITOSO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM CRIANÇAS REFUGIADAS DA SÍRIA EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. NO ENTANTO, O FOCO DESTE TRABALHO CENTRA-SE NO PROCESSO DE PESQUISA E DESCOBERTA QUE CULMINOU NA MELHOR ESCOLHA DO MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E NOS RESULTADOS OBTIDOS APÓS ESSE INTENSO E RICO PROCESSO PEDAGÓGICO. NO DECORRER DESTE TRABALHO MULTIDISCIPLINAR, EMPREENDIDO NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PUDEMOS DETACAR A IMPORTÂNCIA DA APREDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DAS CONCEPÇÕES DO EDUCADOR PAULO FREIRE ACERCA DA AUTONOMIA, VALORIZAÇÃO DOS SABERES ADQUIRIDOS E ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DA GERAÇÃO DE PALAVRAS EM ÍNTIMA RELAÇÃO COM O CONTEXTO SOCIAL E POLÍTICO DO ALUNO

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