Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEMÓRIAS DE EX EDUCADORES DE MUCAMBO – CEARÁ: UM RESGATE DA HISTÓRIA DE VIDA E DOCÊNCIA

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TRAJETÓRIA DE VIDA Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61075
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4469
    "inscrito_id" => 3738
    "titulo" => "MEMÓRIAS DE EX EDUCADORES DE MUCAMBO – CEARÁ: UM RESGATE DA HISTÓRIA DE VIDA E DOCÊNCIA"
    "resumo" => "O ARTIGO É RESULTANTE DE UMA PESQUISA DE CUNHO SÓCIOHISTÓRICA, DESENVOLVIDA NO PROJETO INTITULADO “VIDAS, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE EDUCADORES”, PROPOSTO A PARTIR DA DISCIPLINA “A PESQUISA SÓCIOHISTÓRICA EM EDUCAÇÃO”, DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA, EM SOBRAL, CEARÁ. FOI REALIZADA NO MUNICÍPIO DE MUCAMBO E TEVE COMO OBJETIVO REGISTRAR MEMÓRIAS SOBRE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E SOCIAIS DE EDUCADORES NA DÉCADA DE 1960. RECORREU-SE DE NARRATIVAS DOS SUJEITOS, ATRAVÉS DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. DENTRE OS ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS DESTACAM-SE: AMORIM (2015), CAMBI (1999) FREITAS (2002), LE GOFF(1994), LÜDKE (1986) E VEIGA (2003), PARA A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA E LIMITES DA MEMÓRIA E, AO MESMO TEMPO, O FAZER EDUCATIVO NUM TEMPO HISTÓRICO, NO MUNICÍPIO SUPRACITADO. OS RELATOS DOS ENTREVISTADOS, EX-PROFESSORES GERARDO DE MOURA LIMA E MARIA DAS GRAÇAS LIMA, EVIDENCIARAM TRAJETÓRIAS DE VIDAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, QUE ATÉ ENTÃO, SE MISTURAVAM A OUTRAS HISTÓRIAS ESQUECIDAS NESSE IMENSO CALEIDOSCÓPIO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. AO NARRAREM HISTÓRIAS, OS PROFESSORES PERMITEM/PERMITIRAM ÀS GERAÇÕES DE AGORA, REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS E SOCIAIS, SENTIDOS DE VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS. A POSSIBILIDADE DE INVESTIGAR, ESCUTAR, REGISTRAR E DIVULGAR EXCERTOS DE MEMÓRIAS PERDIDOS NO TEMPO, VISANDO AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DAS ATUAIS E FUTURAS GERAÇÕES, CERTAMENTE FOI E SERÁ UM DESAFIO PERMANENTE PARA AQUELES QUE SE PROPÕEM ENVEREDAR PELO CAMINHO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. POR FIM, A PESQUISA POSSIBILITOU O EXERCÍCIO CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE O CONTEXTO EDUCACIONAL EM QUE OS PROFESSORES ESTAVAM INSERIDOS E A COMPREENSÃO DE QUE A MEMÓRIA MESMO COM SUAS LIMITAÇÕES, É UMA IMPORTANTE FONTE DE PESQUISA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TRAJETÓRIA DE VIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID3738_26092019173458.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉIA AMORIM DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA AMORIM"
    "autor_email" => "andyamorym@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61075
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4469
    "inscrito_id" => 3738
    "titulo" => "MEMÓRIAS DE EX EDUCADORES DE MUCAMBO – CEARÁ: UM RESGATE DA HISTÓRIA DE VIDA E DOCÊNCIA"
    "resumo" => "O ARTIGO É RESULTANTE DE UMA PESQUISA DE CUNHO SÓCIOHISTÓRICA, DESENVOLVIDA NO PROJETO INTITULADO “VIDAS, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE EDUCADORES”, PROPOSTO A PARTIR DA DISCIPLINA “A PESQUISA SÓCIOHISTÓRICA EM EDUCAÇÃO”, DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA, EM SOBRAL, CEARÁ. FOI REALIZADA NO MUNICÍPIO DE MUCAMBO E TEVE COMO OBJETIVO REGISTRAR MEMÓRIAS SOBRE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E SOCIAIS DE EDUCADORES NA DÉCADA DE 1960. RECORREU-SE DE NARRATIVAS DOS SUJEITOS, ATRAVÉS DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. DENTRE OS ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS DESTACAM-SE: AMORIM (2015), CAMBI (1999) FREITAS (2002), LE GOFF(1994), LÜDKE (1986) E VEIGA (2003), PARA A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA E LIMITES DA MEMÓRIA E, AO MESMO TEMPO, O FAZER EDUCATIVO NUM TEMPO HISTÓRICO, NO MUNICÍPIO SUPRACITADO. OS RELATOS DOS ENTREVISTADOS, EX-PROFESSORES GERARDO DE MOURA LIMA E MARIA DAS GRAÇAS LIMA, EVIDENCIARAM TRAJETÓRIAS DE VIDAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, QUE ATÉ ENTÃO, SE MISTURAVAM A OUTRAS HISTÓRIAS ESQUECIDAS NESSE IMENSO CALEIDOSCÓPIO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. AO NARRAREM HISTÓRIAS, OS PROFESSORES PERMITEM/PERMITIRAM ÀS GERAÇÕES DE AGORA, REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS E SOCIAIS, SENTIDOS DE VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS. A POSSIBILIDADE DE INVESTIGAR, ESCUTAR, REGISTRAR E DIVULGAR EXCERTOS DE MEMÓRIAS PERDIDOS NO TEMPO, VISANDO AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DAS ATUAIS E FUTURAS GERAÇÕES, CERTAMENTE FOI E SERÁ UM DESAFIO PERMANENTE PARA AQUELES QUE SE PROPÕEM ENVEREDAR PELO CAMINHO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. POR FIM, A PESQUISA POSSIBILITOU O EXERCÍCIO CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE O CONTEXTO EDUCACIONAL EM QUE OS PROFESSORES ESTAVAM INSERIDOS E A COMPREENSÃO DE QUE A MEMÓRIA MESMO COM SUAS LIMITAÇÕES, É UMA IMPORTANTE FONTE DE PESQUISA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TRAJETÓRIA DE VIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID3738_26092019173458.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉIA AMORIM DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA AMORIM"
    "autor_email" => "andyamorym@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ARTIGO É RESULTANTE DE UMA PESQUISA DE CUNHO SÓCIOHISTÓRICA, DESENVOLVIDA NO PROJETO INTITULADO “VIDAS, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE EDUCADORES”, PROPOSTO A PARTIR DA DISCIPLINA “A PESQUISA SÓCIOHISTÓRICA EM EDUCAÇÃO”, DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA, EM SOBRAL, CEARÁ. FOI REALIZADA NO MUNICÍPIO DE MUCAMBO E TEVE COMO OBJETIVO REGISTRAR MEMÓRIAS SOBRE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E SOCIAIS DE EDUCADORES NA DÉCADA DE 1960. RECORREU-SE DE NARRATIVAS DOS SUJEITOS, ATRAVÉS DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. DENTRE OS ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS DESTACAM-SE: AMORIM (2015), CAMBI (1999) FREITAS (2002), LE GOFF(1994), LÜDKE (1986) E VEIGA (2003), PARA A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA E LIMITES DA MEMÓRIA E, AO MESMO TEMPO, O FAZER EDUCATIVO NUM TEMPO HISTÓRICO, NO MUNICÍPIO SUPRACITADO. OS RELATOS DOS ENTREVISTADOS, EX-PROFESSORES GERARDO DE MOURA LIMA E MARIA DAS GRAÇAS LIMA, EVIDENCIARAM TRAJETÓRIAS DE VIDAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, QUE ATÉ ENTÃO, SE MISTURAVAM A OUTRAS HISTÓRIAS ESQUECIDAS NESSE IMENSO CALEIDOSCÓPIO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. AO NARRAREM HISTÓRIAS, OS PROFESSORES PERMITEM/PERMITIRAM ÀS GERAÇÕES DE AGORA, REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS E SOCIAIS, SENTIDOS DE VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS. A POSSIBILIDADE DE INVESTIGAR, ESCUTAR, REGISTRAR E DIVULGAR EXCERTOS DE MEMÓRIAS PERDIDOS NO TEMPO, VISANDO AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DAS ATUAIS E FUTURAS GERAÇÕES, CERTAMENTE FOI E SERÁ UM DESAFIO PERMANENTE PARA AQUELES QUE SE PROPÕEM ENVEREDAR PELO CAMINHO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. POR FIM, A PESQUISA POSSIBILITOU O EXERCÍCIO CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE O CONTEXTO EDUCACIONAL EM QUE OS PROFESSORES ESTAVAM INSERIDOS E A COMPREENSÃO DE QUE A MEMÓRIA MESMO COM SUAS LIMITAÇÕES, É UMA IMPORTANTE FONTE DE PESQUISA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.