MEMÓRIAS DE EX EDUCADORES DE MUCAMBO – CEARÁ: UM RESGATE DA HISTÓRIA DE VIDA E DOCÊNCIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61075 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4469 "inscrito_id" => 3738 "titulo" => "MEMÓRIAS DE EX EDUCADORES DE MUCAMBO – CEARÁ: UM RESGATE DA HISTÓRIA DE VIDA E DOCÊNCIA" "resumo" => "O ARTIGO É RESULTANTE DE UMA PESQUISA DE CUNHO SÓCIOHISTÓRICA, DESENVOLVIDA NO PROJETO INTITULADO “VIDAS, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE EDUCADORES”, PROPOSTO A PARTIR DA DISCIPLINA “A PESQUISA SÓCIOHISTÓRICA EM EDUCAÇÃO”, DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA, EM SOBRAL, CEARÁ. FOI REALIZADA NO MUNICÍPIO DE MUCAMBO E TEVE COMO OBJETIVO REGISTRAR MEMÓRIAS SOBRE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E SOCIAIS DE EDUCADORES NA DÉCADA DE 1960. RECORREU-SE DE NARRATIVAS DOS SUJEITOS, ATRAVÉS DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. DENTRE OS ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS DESTACAM-SE: AMORIM (2015), CAMBI (1999) FREITAS (2002), LE GOFF(1994), LÜDKE (1986) E VEIGA (2003), PARA A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA E LIMITES DA MEMÓRIA E, AO MESMO TEMPO, O FAZER EDUCATIVO NUM TEMPO HISTÓRICO, NO MUNICÍPIO SUPRACITADO. OS RELATOS DOS ENTREVISTADOS, EX-PROFESSORES GERARDO DE MOURA LIMA E MARIA DAS GRAÇAS LIMA, EVIDENCIARAM TRAJETÓRIAS DE VIDAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, QUE ATÉ ENTÃO, SE MISTURAVAM A OUTRAS HISTÓRIAS ESQUECIDAS NESSE IMENSO CALEIDOSCÓPIO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. AO NARRAREM HISTÓRIAS, OS PROFESSORES PERMITEM/PERMITIRAM ÀS GERAÇÕES DE AGORA, REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS E SOCIAIS, SENTIDOS DE VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS. A POSSIBILIDADE DE INVESTIGAR, ESCUTAR, REGISTRAR E DIVULGAR EXCERTOS DE MEMÓRIAS PERDIDOS NO TEMPO, VISANDO AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DAS ATUAIS E FUTURAS GERAÇÕES, CERTAMENTE FOI E SERÁ UM DESAFIO PERMANENTE PARA AQUELES QUE SE PROPÕEM ENVEREDAR PELO CAMINHO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. POR FIM, A PESQUISA POSSIBILITOU O EXERCÍCIO CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE O CONTEXTO EDUCACIONAL EM QUE OS PROFESSORES ESTAVAM INSERIDOS E A COMPREENSÃO DE QUE A MEMÓRIA MESMO COM SUAS LIMITAÇÕES, É UMA IMPORTANTE FONTE DE PESQUISA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TRAJETÓRIA DE VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID3738_26092019173458.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA AMORIM DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ANDREIA AMORIM" "autor_email" => "andyamorym@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61075 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4469 "inscrito_id" => 3738 "titulo" => "MEMÓRIAS DE EX EDUCADORES DE MUCAMBO – CEARÁ: UM RESGATE DA HISTÓRIA DE VIDA E DOCÊNCIA" "resumo" => "O ARTIGO É RESULTANTE DE UMA PESQUISA DE CUNHO SÓCIOHISTÓRICA, DESENVOLVIDA NO PROJETO INTITULADO “VIDAS, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE EDUCADORES”, PROPOSTO A PARTIR DA DISCIPLINA “A PESQUISA SÓCIOHISTÓRICA EM EDUCAÇÃO”, DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA, EM SOBRAL, CEARÁ. FOI REALIZADA NO MUNICÍPIO DE MUCAMBO E TEVE COMO OBJETIVO REGISTRAR MEMÓRIAS SOBRE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E SOCIAIS DE EDUCADORES NA DÉCADA DE 1960. RECORREU-SE DE NARRATIVAS DOS SUJEITOS, ATRAVÉS DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. DENTRE OS ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS DESTACAM-SE: AMORIM (2015), CAMBI (1999) FREITAS (2002), LE GOFF(1994), LÜDKE (1986) E VEIGA (2003), PARA A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA E LIMITES DA MEMÓRIA E, AO MESMO TEMPO, O FAZER EDUCATIVO NUM TEMPO HISTÓRICO, NO MUNICÍPIO SUPRACITADO. OS RELATOS DOS ENTREVISTADOS, EX-PROFESSORES GERARDO DE MOURA LIMA E MARIA DAS GRAÇAS LIMA, EVIDENCIARAM TRAJETÓRIAS DE VIDAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, QUE ATÉ ENTÃO, SE MISTURAVAM A OUTRAS HISTÓRIAS ESQUECIDAS NESSE IMENSO CALEIDOSCÓPIO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. AO NARRAREM HISTÓRIAS, OS PROFESSORES PERMITEM/PERMITIRAM ÀS GERAÇÕES DE AGORA, REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS E SOCIAIS, SENTIDOS DE VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS. A POSSIBILIDADE DE INVESTIGAR, ESCUTAR, REGISTRAR E DIVULGAR EXCERTOS DE MEMÓRIAS PERDIDOS NO TEMPO, VISANDO AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DAS ATUAIS E FUTURAS GERAÇÕES, CERTAMENTE FOI E SERÁ UM DESAFIO PERMANENTE PARA AQUELES QUE SE PROPÕEM ENVEREDAR PELO CAMINHO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. POR FIM, A PESQUISA POSSIBILITOU O EXERCÍCIO CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE O CONTEXTO EDUCACIONAL EM QUE OS PROFESSORES ESTAVAM INSERIDOS E A COMPREENSÃO DE QUE A MEMÓRIA MESMO COM SUAS LIMITAÇÕES, É UMA IMPORTANTE FONTE DE PESQUISA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TRAJETÓRIA DE VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID3738_26092019173458.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA AMORIM DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ANDREIA AMORIM" "autor_email" => "andyamorym@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }