Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE FEMININA POR MEIO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Palavra-chaves: PIBID, LITERATURA, LÚDICO, IDENTIDADE FEMININA, IDENTIDADE FEMININA Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58120
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 296
    "inscrito_id" => 5063
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE FEMININA POR MEIO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL"
    "resumo" => "O IDEAL DE PRINCESAS PRESENTES NA LITERATURA REFORÇA OS PADRÕES DE BELEZA, COMPORTAMENTOS E O LUGAR QUE A MULHER DEVE OCUPAR NA SOCIEDADE. ESTE ESTUDO BUSCOU REFLETIR SOBRE AS CONCEPÇÕES E ESTEREÓTIPOS ESTABELECIDOS COMO IDEAL NOS CONTOS DE FADAS, QUE PERMEIAM A VIDA DO (A) ESTUDANTE NO ÂMBITO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DO RECIFE -PE. O OBJETIVO GERAL, DESCONSTRUIR PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS POR MEIO DA CONSTRUÇÃO E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE FEMININA. NUM CONTEXTO MAIS ESPECÍFICO, BUSCAMOS ENTENDER QUE OS GÊNEROS SÃO UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL, DEBATER A NARRATIVA A PARTIR DA COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES E POR FIM, PRODUZIR UM TEXTO COLETIVO SOBRE A ANÁLISE DO LIVRO DE ACORDO COM O ENTENDIMENTO DE CADA UM. O REFERENCIAL TEÓRICO METODOLÓGICO ADOTADO FOI BASEADO NAS IDEIAS DE AMARILHA (1997) APRESENTADAS NO SEU LIVRO “ESTÃO MORTAS AS FADAS? LITERATURA INFANTIL E PRÁTICA PEDAGÓGICA”. A PESQUISA BASEOU-SE NO MÉTODO QUALITATIVO DE MINAYO (2007), QUE DESLUMBRA A CAPACIDADE DE ENTENDER OS FENÔMENOS QUE NOS AJUDA A ENTENDER A DINÂMICA SOCIAL, EM TODAS SUAS ESFERAS. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS, NOS PERMITINDO OBSERVAR UMA REAL REFLEXÃO DOS DISCENTES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO E COMO A CONCEPÇÃO DE IDEAL PARA UM DETERMINADO GRUPO DA SOCIEDADE PODE INTERFERIR NA IDENTIDADE DO INDIVÍDUO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "PIBID, LITERATURA, LÚDICO, IDENTIDADE FEMININA, IDENTIDADE FEMININA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA7_ID5063_24052019192441.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCYNE MONICK FREITAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCYNE SILVA"
    "autor_email" => "francynemonick.fm@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58120
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 296
    "inscrito_id" => 5063
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE FEMININA POR MEIO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL"
    "resumo" => "O IDEAL DE PRINCESAS PRESENTES NA LITERATURA REFORÇA OS PADRÕES DE BELEZA, COMPORTAMENTOS E O LUGAR QUE A MULHER DEVE OCUPAR NA SOCIEDADE. ESTE ESTUDO BUSCOU REFLETIR SOBRE AS CONCEPÇÕES E ESTEREÓTIPOS ESTABELECIDOS COMO IDEAL NOS CONTOS DE FADAS, QUE PERMEIAM A VIDA DO (A) ESTUDANTE NO ÂMBITO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DO RECIFE -PE. O OBJETIVO GERAL, DESCONSTRUIR PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS POR MEIO DA CONSTRUÇÃO E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE FEMININA. NUM CONTEXTO MAIS ESPECÍFICO, BUSCAMOS ENTENDER QUE OS GÊNEROS SÃO UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL, DEBATER A NARRATIVA A PARTIR DA COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES E POR FIM, PRODUZIR UM TEXTO COLETIVO SOBRE A ANÁLISE DO LIVRO DE ACORDO COM O ENTENDIMENTO DE CADA UM. O REFERENCIAL TEÓRICO METODOLÓGICO ADOTADO FOI BASEADO NAS IDEIAS DE AMARILHA (1997) APRESENTADAS NO SEU LIVRO “ESTÃO MORTAS AS FADAS? LITERATURA INFANTIL E PRÁTICA PEDAGÓGICA”. A PESQUISA BASEOU-SE NO MÉTODO QUALITATIVO DE MINAYO (2007), QUE DESLUMBRA A CAPACIDADE DE ENTENDER OS FENÔMENOS QUE NOS AJUDA A ENTENDER A DINÂMICA SOCIAL, EM TODAS SUAS ESFERAS. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS, NOS PERMITINDO OBSERVAR UMA REAL REFLEXÃO DOS DISCENTES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO E COMO A CONCEPÇÃO DE IDEAL PARA UM DETERMINADO GRUPO DA SOCIEDADE PODE INTERFERIR NA IDENTIDADE DO INDIVÍDUO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "PIBID, LITERATURA, LÚDICO, IDENTIDADE FEMININA, IDENTIDADE FEMININA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA7_ID5063_24052019192441.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCYNE MONICK FREITAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCYNE SILVA"
    "autor_email" => "francynemonick.fm@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O IDEAL DE PRINCESAS PRESENTES NA LITERATURA REFORÇA OS PADRÕES DE BELEZA, COMPORTAMENTOS E O LUGAR QUE A MULHER DEVE OCUPAR NA SOCIEDADE. ESTE ESTUDO BUSCOU REFLETIR SOBRE AS CONCEPÇÕES E ESTEREÓTIPOS ESTABELECIDOS COMO IDEAL NOS CONTOS DE FADAS, QUE PERMEIAM A VIDA DO (A) ESTUDANTE NO ÂMBITO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DO RECIFE -PE. O OBJETIVO GERAL, DESCONSTRUIR PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS POR MEIO DA CONSTRUÇÃO E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE FEMININA. NUM CONTEXTO MAIS ESPECÍFICO, BUSCAMOS ENTENDER QUE OS GÊNEROS SÃO UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL, DEBATER A NARRATIVA A PARTIR DA COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES E POR FIM, PRODUZIR UM TEXTO COLETIVO SOBRE A ANÁLISE DO LIVRO DE ACORDO COM O ENTENDIMENTO DE CADA UM. O REFERENCIAL TEÓRICO METODOLÓGICO ADOTADO FOI BASEADO NAS IDEIAS DE AMARILHA (1997) APRESENTADAS NO SEU LIVRO “ESTÃO MORTAS AS FADAS? LITERATURA INFANTIL E PRÁTICA PEDAGÓGICA”. A PESQUISA BASEOU-SE NO MÉTODO QUALITATIVO DE MINAYO (2007), QUE DESLUMBRA A CAPACIDADE DE ENTENDER OS FENÔMENOS QUE NOS AJUDA A ENTENDER A DINÂMICA SOCIAL, EM TODAS SUAS ESFERAS. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS, NOS PERMITINDO OBSERVAR UMA REAL REFLEXÃO DOS DISCENTES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO E COMO A CONCEPÇÃO DE IDEAL PARA UM DETERMINADO GRUPO DA SOCIEDADE PODE INTERFERIR NA IDENTIDADE DO INDIVÍDUO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.