Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE QUESTIONÁRIOS NO ENSINO DE BIOLOGIA COMO INSTRUMENTAL AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES INICIAIS

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO, BIOLOGIA, BIOLOGIA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61750
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2736
    "inscrito_id" => 11064
    "titulo" => "O USO DE QUESTIONÁRIOS NO ENSINO DE BIOLOGIA COMO INSTRUMENTAL AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES INICIAIS"
    "resumo" => "DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS CURSOS DE LICENCIATURA, É POSSÍVEL SE DEPARAR COM DIFERENTES FORMAS DE AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR O USO DE QUESTIONÁRIOS COMO MÉTODO DE AVALIAR O APRENDIZADO DE BIOLOGIA EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. PARA ISSO, UM GRUPO DE BOLSISTAS DO PIBID ATUANDO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REALIZOU A APLICAÇÃO DE TRÊS QUESTIONÁRIOS, VERSANDO SOBRE DIFERENTES ASSUNTOS DE BIOLOGIA, APLICADOS CONFORME CADA TEMÁTICA ERA MINISTRADA EM SALA. AS APLICAÇÕES FORAM REALIZADAS PARA DUPLAS OU TRIOS DE ALUNOS DE 1° E 2° ANO DO ENSINO MÉDIO. OS QUESTIONÁRIOS CONTINHAM DE 5 A 10 QUESTÕES, E VARIAVAM ENTRE QUESTÕES ESTRUTURADAS E DE LIVRE RESPOSTA. APÓS A APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS E ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, CONSTATOU-SE UM ALTO ÍNDICE DE QUESTÕES ASSERTIVAS EM AMBAS AS TURMAS, MOSTRANDO A EFICIÊNCIA DO USO DE QUESTIONÁRIOS COMO MÉTODO AVALIATIVO. SE FAZ NECESSÁRIO, AINDA, UM CONTÍNUO ESTUDO DO USO DESSE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO, BIOLOGIA, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11064_27082019145830.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA RODRIGUES OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA RODRIGUES"
    "autor_email" => "monicarodriguesct@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61750
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2736
    "inscrito_id" => 11064
    "titulo" => "O USO DE QUESTIONÁRIOS NO ENSINO DE BIOLOGIA COMO INSTRUMENTAL AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES INICIAIS"
    "resumo" => "DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS CURSOS DE LICENCIATURA, É POSSÍVEL SE DEPARAR COM DIFERENTES FORMAS DE AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR O USO DE QUESTIONÁRIOS COMO MÉTODO DE AVALIAR O APRENDIZADO DE BIOLOGIA EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. PARA ISSO, UM GRUPO DE BOLSISTAS DO PIBID ATUANDO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REALIZOU A APLICAÇÃO DE TRÊS QUESTIONÁRIOS, VERSANDO SOBRE DIFERENTES ASSUNTOS DE BIOLOGIA, APLICADOS CONFORME CADA TEMÁTICA ERA MINISTRADA EM SALA. AS APLICAÇÕES FORAM REALIZADAS PARA DUPLAS OU TRIOS DE ALUNOS DE 1° E 2° ANO DO ENSINO MÉDIO. OS QUESTIONÁRIOS CONTINHAM DE 5 A 10 QUESTÕES, E VARIAVAM ENTRE QUESTÕES ESTRUTURADAS E DE LIVRE RESPOSTA. APÓS A APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS E ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, CONSTATOU-SE UM ALTO ÍNDICE DE QUESTÕES ASSERTIVAS EM AMBAS AS TURMAS, MOSTRANDO A EFICIÊNCIA DO USO DE QUESTIONÁRIOS COMO MÉTODO AVALIATIVO. SE FAZ NECESSÁRIO, AINDA, UM CONTÍNUO ESTUDO DO USO DESSE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO, BIOLOGIA, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11064_27082019145830.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA RODRIGUES OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA RODRIGUES"
    "autor_email" => "monicarodriguesct@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS CURSOS DE LICENCIATURA, É POSSÍVEL SE DEPARAR COM DIFERENTES FORMAS DE AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR O USO DE QUESTIONÁRIOS COMO MÉTODO DE AVALIAR O APRENDIZADO DE BIOLOGIA EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. PARA ISSO, UM GRUPO DE BOLSISTAS DO PIBID ATUANDO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REALIZOU A APLICAÇÃO DE TRÊS QUESTIONÁRIOS, VERSANDO SOBRE DIFERENTES ASSUNTOS DE BIOLOGIA, APLICADOS CONFORME CADA TEMÁTICA ERA MINISTRADA EM SALA. AS APLICAÇÕES FORAM REALIZADAS PARA DUPLAS OU TRIOS DE ALUNOS DE 1° E 2° ANO DO ENSINO MÉDIO. OS QUESTIONÁRIOS CONTINHAM DE 5 A 10 QUESTÕES, E VARIAVAM ENTRE QUESTÕES ESTRUTURADAS E DE LIVRE RESPOSTA. APÓS A APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS E ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, CONSTATOU-SE UM ALTO ÍNDICE DE QUESTÕES ASSERTIVAS EM AMBAS AS TURMAS, MOSTRANDO A EFICIÊNCIA DO USO DE QUESTIONÁRIOS COMO MÉTODO AVALIATIVO. SE FAZ NECESSÁRIO, AINDA, UM CONTÍNUO ESTUDO DO USO DESSE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.