DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS CURSOS DE LICENCIATURA, É POSSÍVEL SE DEPARAR COM DIFERENTES FORMAS DE AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR O USO DE QUESTIONÁRIOS COMO MÉTODO DE AVALIAR O APRENDIZADO DE BIOLOGIA EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. PARA ISSO, UM GRUPO DE BOLSISTAS DO PIBID ATUANDO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REALIZOU A APLICAÇÃO DE TRÊS QUESTIONÁRIOS, VERSANDO SOBRE DIFERENTES ASSUNTOS DE BIOLOGIA, APLICADOS CONFORME CADA TEMÁTICA ERA MINISTRADA EM SALA. AS APLICAÇÕES FORAM REALIZADAS PARA DUPLAS OU TRIOS DE ALUNOS DE 1° E 2° ANO DO ENSINO MÉDIO. OS QUESTIONÁRIOS CONTINHAM DE 5 A 10 QUESTÕES, E VARIAVAM ENTRE QUESTÕES ESTRUTURADAS E DE LIVRE RESPOSTA. APÓS A APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS E ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, CONSTATOU-SE UM ALTO ÍNDICE DE QUESTÕES ASSERTIVAS EM AMBAS AS TURMAS, MOSTRANDO A EFICIÊNCIA DO USO DE QUESTIONÁRIOS COMO MÉTODO AVALIATIVO. SE FAZ NECESSÁRIO, AINDA, UM CONTÍNUO ESTUDO DO USO DESSE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS.