A EDUCAÇÃO CONSTITUI-SE EM UM DIREITO SOCIAL DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A INSERÇÃO DO INDIVÍDUO NA SOCIEDADE, POIS É ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO QUE OCORRE O PLENO DESENVOLVIMENTO DA PESSOA, SEU PREPARO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E A SUA QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO. A EVASÃO ESCOLAR É UM PROBLEMA QUE VAI DE ENCONTRO AO PROPÓSITO DE “ERRADICAR A POBREZA E MARGINALIZAÇÃO E REDUZIR AS DESIGUALDADES SOCIAIS E REGIONAIS”, ESTABELECIDO NO TEXTO CONSTITUCIONAL COMO UM OBJETIVO FUNDAMENTAL DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (BRASIL, 1998). TRATA-SE, PORTANTO, DE UM FENÔMENO QUE PREOCUPA ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS, GESTORES ESCOLARES, EDUCADORES E A SOCIEDADE COMO UM TODO. O PRESENTE TRABALHO RESULTA DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO E TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CAUSAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A EVASÃO ESCOLAR NO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO DO IFPB – CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA DURANTE OS ANOS 2016, 2017, 2018 E NO DECORRER DO ANO DE 2019. O CAMPO DE DELIMITAÇÃO DA PESQUISA COMPREENDE O CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUANTI-QUALITATIVA, CLASSIFICADA COMO ESTUDO DE CASO, TENDO COMO UNIVERSO DE INVESTIGAÇÃO A IDENTIFICAÇÃO E LEVANTAMENTO DE DADOS REGISTRADOS NO CONTROLE ACADÊMICO DO IFPB - CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA, E DOS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM OS DISCENTES EM SITUAÇÃO DE EVASÃO. POSTERIORMENTE, OS DADOS SERÃO SISTEMATIZADOS E ANALISADOS PELA EQUIPE PARA, A PARTIR DE ENTÃO, SER ELABORADO UM RELATÓRIO E O DOCUMENTO ORIENTADOR DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR NO ÂMBITO DO IFPB – CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA.