Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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LITERATURA INFANTIL E O PRAZER DE LER CONTOS DE FADAS: RECORTES DA RELAÇÃO DO LIVRO E O CONCEITO DE CRIANÇA

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL., ADAPTAÇÕES PARA O PÚBLICO INFANTIL, CRIANÇA SUJEITO DA HISTÓRIA Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A INFÂNCIA É UMA DAS MELHORES FASES DA VIDA. NELA, SÃO DESFRUTADAS COISAS E SENSAÇÕES QUE SÓ ACONTECEM NESSE MOMENTO DA VIDA: BRINCADEIRAS, BRIGAS, COLEGAS DE INFÂNCIA, ASSIM COMO AS HISTÓRIAS, LIVROS DE TODOS OS TIPOS, CHEIO DE LETRAS OU APENAS COM IMAGENS. A INFÂNCIA E O CONCEITO DE CRIANÇA PASSARAM A SER ENTENDIDOS COMO UMA PREOCUPAÇÃO DE ESTUDOS TEÓRICOS OS SÉCULOS XVII E XVIII. A PARTIR DE ENTÃO, COMEÇARAM A SURGIR AS PRIMEIRAS OBRAS LITERÁRIAS DESTINADAS A ESTE PÚBLICO, ESCRITAS E RESCRITAS POR AUTORES DE GRANDE DESTAQUE, COMO PERRAULT, ANDERSEN E OS IRMÃOS GRIMM, ESSAS HISTÓRIAS FORAM CONTADAS E RECONTAS EM TODO O MUNDO; NO BRASIL, AUTORES COMO MONTEIRO LOBATO, QUE CRIOU AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, UMA MISTURA DE VÁRIOS PERSONAGENS QUE RETRATAVAM A CRIANÇA E O IMAGINÁRIO INFANTIL BRASILEIROS E MAURÍCIO DE SOUZA, QUE CRIOU A TURMA DA MÔNICA, UMA TURMA DE CRIANÇAS QUE APRONTAR BASTANTE, MAS QUE NÃO DEIXAM QUE A AMIZADE SE DESFAÇA, FORAM OS AUTORES QUE MAIS SE OCUPARAM DO TEMA DA LITERATURA INFANTIL. ESTE TRABALHO VISA APRESENTAR A VISÃO DO CONCEITO DE CRIANÇA RETRATADA POR MEIO DAS LITERATURAS, SENDO INTERESSANTE O RESGATE DE OBRAS DE OUTROS TEMPOS, E SUA HISTÓRIA, E COMPARÁ-LAS COM AS PRODUZIDAS NA ATUALIDADE, PERCEBENDO COMO ELAS SE CONFIGURAVAM E QUAIS ERAM AS PRIMEIRAS INTENÇÕES COM RELAÇÃO À CRIANÇA DE OUTROS MOMENTOS HISTÓRICOS. OUTRO OBJETIVO DESTE TRABALHO É OBSERVAR COMO A LITERATURA INFANTIL DE HOJE CONCEBE A VISÃO DE CRIANÇA E DESTACAR AS MUDANÇAS OCORRIDAS NAS OBRAS DESTINADAS AO PÚBLICO INFANTIL PARA QUE ESSAS OBRAS SEJAM ACEITAS PELO SEU PÚBLICO. PARA ILUSTRAR ESTE TRABALHO, FOI REALIZADA A ANÁLISE DA OBRA O REINO COLORIDA DA CRIANÇA: IMAGEM E SOM. OS AUTORES QUE BASEIAM ESTA PESQUISA SÃO ABRAMOVICH (2006), BETTELHEIN (2002), XAVIER (2013), BRASIL (1998; 2006) E SCHARF (2000), ALÉM DE OUTROS AUTORES QUE TAMBÉM DISCORREM SOBRE A TEMÁTICA. É NOTÁVEL QUE, AS OBRAS INFANTIS SE MOSTRAM DE FORMA DIFERENTE PARA CRIANÇAS DOS SÉCULOS XVII E XVIII, SE COMPARADAS ÀS CRIANÇAS DO SÉCULO XXI. APESAR DO MEIO ONDE ESSAS OBRAS CIRCULAM, CHEIO DE APARATOS TECNOLÓGICOS, É NOTÁVEL QUE A LITERATURA PASSOU A TER OUTRO LUGAR DE DESTAQUE EM RELAÇÃO A UM OUTRO MOMENTO DA HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA.

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