GINÁSTICA É TEMA DA CULTURA DE MOVIMENTO, MAS AINDA SE CONFIGURA COMO UMA PRÁTICA MUITO ELITIZADA. O ESTUDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BUSCOU POSSIBILITAR O ACESSO AOS SABERES GINÁSTICOS ÀS CRIANÇAS DA ESCOLA PÚBLICA, ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A METODOLOGIA FOI O RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DA GINÁSTICA, COM UM TOTAL DE 96 INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NO PRIMEIRO BIMESTRE DE 2019, PARA OITO TURMAS MISTAS, COMPOSTAS POR 199 CRIANÇAS DOS PRIMEIROS AO QUINTO ANOS. COMO RESULTADOS, AS CRIANÇAS EXPERIMENTARAM OS FUNDAMENTOS DA GINÁSTICA: BALANCEIOS, EQUILÍBRIOS, SALTOS, GIROS, PIRÂMIDES, ROLAMENTOS, ROTAÇÕES, ACROBACIAS COM E SEM MATERIAIS, DE FORMA INDIVIDUAL E/OU EM PEQUENOS GRUPOS. ESSA EXPERIÊNCIA POSSIBILITOU QUE AS CRIANÇAS IDENTIFICASSEM SUAS POTENCIALIDADES E LIMITES CORPORAIS, RESPEITANDO AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E DE DESEMPENHO CORPORAL NA REALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS GÍMNICOS PROPOSTOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.