ESTE ESTUDO TRAZ UMA ANÁLISE DE COMO PENSAR O CONTO ENQUANTO DOCUMENTO HISTÓRICO NO MOMENTO DAS AULAS, POIS SÃO OS CONTOS PRODUÇÕES CULTURAIS, CARREGADOS DE SIGNIFICADOS, SEJA DE FORMA IMPLÍCITA, QUANTO EXPLICITA. COM ISSO, SURGI O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: DE QUE FORMA O CONTO COMO UM INSTRUMENTO DAS FONTES HISTÓRICAS, PODE CONTRIBUIR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL OVÍDIO MONTENEGRO NO MUNICÍPIO DE IPANGUAÇU/RN? O ESTUDO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, TEM COMO TÉCNICA DE INVESTIGAÇÃO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E A ANÁLISE DOCUMENTAL. PARA A REALIZAÇÃO DO ESTUDO BUSCOU-SE UM APORTE TEÓRICO EM BLOCH (2001), PINSK (2005), SILVA (2006), VYGOTSKY (2007) E RUSEN (2007). ESTA PESQUISA FOI REALIZADA, A FIM DE SE FAZER A CULMINÂNCIA DE UM PROJETO SOBRE AS FONTES HISTÓRICAS. ASSIM O PROFESSOR FEZ USO DE VÁRIAS FERRAMENTAS QUE POSSAM AUXILIA-LO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, COMO A CONSTRUÇÃO DE UMA CANASTRA, UMA IMAGEM E ATÉ MESMO A UTILIZAÇÃO DE UMA MÚSICA. PARA TANTO, A LITERATURA NO PROCESSO EDUCATIVO É FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVER NO ALUNO O SENSO CRÍTICO, O RACIOCÍNIO E A INTERPRETAÇÃO. ALÉM DE APRIMORAR O VOCABULÁRIO, DESENVOLVER ALGUMAS HABILIDADES, O ALUNO PODE DESPERTAR NOVAS EXPERIÊNCIAS. COM A LEITURA DAS FONTES HISTÓRICAS OS ALUNOS FORMAM OPINIÕES, TRANSMITEM CONHECIMENTOS E SOLIDIFICAM AS SUAS RELAÇÕES COM O MUNDO. PARA ISSO, A CANASTRA COM UMA GAMA DE MATERIAIS DE PESQUISAS E LEITURAS, SURGI COMO UMA PORTA DE ENTRADA NO MUNDO LITERÁRIO QUE PASSA A PERMEAR SABERES E SOLIDIFICAR AS PERSONALIDADES DOS ALUNOS.