DENTRO DA BIOLOGIA, TEMÁTICAS COMO AS ABORDADAS EM SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA, POR MOTIVOS DIVERSOS, PROVOCAM UMA CERTA ESTRANHEZA E DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS. ASSOCIADO A ISTO, A FORMA COMO A DISCIPLINA É CONDUZIDA PODE SER UM FATOR RELEVANTE DIANTE DESSA CLASSIFICAÇÃO NEGATIVA. NESSA LINHA DE RACIOCÍNIO É CRUCIAL INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS COMO O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MOLDÁVEIS. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO E SUAS CONTIBUIÇÕES NO ENSINO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA COMPREENSÃO E CONSTRUÇÃO DE CLADOGRAMAS. ASSIM, FOI DESENVOLVIDO UM JOGO COM MATERIAIS MOLDÁVEIS, QUE PROMOVESSE A INTERAÇÃO DOS DISCENTES COM O CONHECIMENTO EMPÍRICO, NA CONSTRUÇÃO DE CLADOGRAMAS. ELE FOI DESENVOLVIDO E APLICADO COMO FORMA AVALIATIVA NA DISCIPLINA E OS PARTICIPANTES TINHAM O AUXILIO DOS MONITORES DA DISCIPLINA. OS ALUNOS FORAM CONVIDADOS A REFLETIR SOBRE SUAS CRIAÇÕES RESPONDENDO UM ESTUDO DIRIGIDO RELACINADO AO JOGO. ELES RELATARAM QUE FICARAM SURPRESOS COM O MÉTODO AVALIATIVO ESCOLHIDO EM SUBSTITUIÇÃO DA PROVA TEÓRICA, POR ACHAREM O MÉTODO DIFERENTE DO SEU COTIDIANO E AINDA SENTIRAM ADVERSIDADES DE REALIZAR ESSE TRABALHO COOPERATIVO DIANTE DOS GRUPOS HETEROGÊNEOS FORMADOS. MESMO APRESENTANDO DIFICULDADES NA SUA APLICAÇÃO, OS ESTUDANTES ADERIRAM A ESSA ESTRATÉGIA DIDÁTICA, DEMONSTRANDO EMPOLGAÇÃO E DEDICAÇÃO EM REALIZAR A ATIVIDADE DE FORMA ADEQUADA E COMPETENTE. ALÉM DE BUSCAREM VÁRIAS INFORMAÇÕES PARA ENRIQUECER SUAS HISTÓRIAS EVOLUTIVAS, EMPREGARAM OS TERMOS E CONCEITOS APRENDIDOS NA DISCIPLINA.