ESTE ARTIGO APRESENTA O ESTADO DA ARTE SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ALGUNS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS, A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FEITA NOS SITES SCIELO E BDTD. O ARTIGO FAZ UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS (TESES E DISSERTAÇÕES) QUE TRATAM DE ALGUMA LINGUAGEM ARTÍSTICA E COMO OS CURRÍCULOS DAS INSTITUIÇÕES QUE ATENDEM CRIANÇAS DE 1 A 5 ANOS DE IDADE CONTEMPLAM ESSAS LINGUAGENS COM VISTAS A FAVORECER A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. A METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DESSE TRABALHO CONSISTIU NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DE PESQUISA FEITA COM INDICADORES DE PESQUISA RELACIONADOS AO TEMA. EM AMBOS OS SITES FORAM NECESSÁRIOS AJUSTES NOS INDICADORES PARA QUE FOSSE POSSÍVEL ENCONTRAR TRABALHOS COMPATÍVEIS COM A PESQUISA. DETECTAMOS QUE HÁ UMA QUANTIDADE INCIPIENTE DE PESQUISAS DIANTE DA RELEVÂNCIA DO TEMA.
PALAVRAS-CHAVE: LINGUAGEM ARTÍSTICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTADO DA ARTE