O TEXTO ABORDA DE FORMA SINTÉTICA, AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA CONCEPÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO BÁSICO, PARTINDO DAS CONSIDERAÇÕES DE UM BRASIL COLÔNIA PRÉ-REPUBLICANO DE ENSINO TRICOTÔMICO (EDUCACIONAL-SOCIAL-ECONÔMICO) E A EMPREITADA DE ANÍSIO TEIXEIRA PARA MONTAR UM SISTEMA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA, IGUALITÁRIO E QUE FOSSE UMA CONTINUAÇÃO DA VIVÊNCIA DO ALUNO, BASEANDO-SE NA FILOSOFIA EDUCACIONAL PRAGMÁTICA DE JOHN DEWEY, MOSTRANDO TAMBÉM O MOMENTO HISTÓRICO EM QUE O ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (EUA) RETIRA O PENSAMENTO FILOSÓFICO PRAGMÁTICO DA SUA EDUCAÇÃO PÚBLICA E VOLTA A UM SISTEMA TRICOTÔMICO DE ENSINO MOTIVADO POR INTERESSES DE CAPITAL, POLÍTICO E EMPRESARIAL, E A INFLUÊNCIA DIRETA DISTO NO BRASIL, BEM COMO A INSPIRAÇÃO DO PENSAMENTO DEWEYANO NA ATUALIDADE. POR FIM, O TRABALHO FAZ REFERÊNCIA EM COMO SERIA O PROJETO ESTRUTURAL FÍSICO QUE DEVERIA ESTÁ PRESENTE DENTRO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ACORDO COM O IDEAL FILOSÓFICO DO PENSAMENTO DE ANÍSIO TEIXEIRA, MENCIONANDO O MOTIVO SIMPLÓRIO DA POLÍTICA EM NÃO PERPETUAR OS IDEAIS DESSE EDUCADOR BRASILEIRO.