APESAR DO CONHECIMENTO DAS NECESSIDADES DE MUDANÇAS QUANTO À PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, ATUALMENTE HÁ UMA GRANDE NECESSIDADE DE SE ABORDAR ESTE TEMA VISTO QUE AS PRÁTICAS EXISTENTES AINDA NÃO SE CONCRETIZARAM E SEUS EFEITOS SÃO AINDA INCIPIENTES E MOROSOS EXIGINDO REFORMULAÇÕES NO PROCESSO DE REFLEXÃO E MUDANÇAS CULTURAIS. OBJETIVOU-SE COM ESTE TRABALHO AVALIAR O PROJETO DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL PRATICADO NO CENTRO EDUCACIONAL ROSA MÍSTICA E AS FORMAS DIDÁTICAS QUE ESTE É EXPLORADO EM SALA DE AULA. SABEMOS AS QUESTÕES AMBIENTAIS PERPASSAM TODOS OS ÂMBITOS DA VIDA COTIDIANA E QUE, DEVIDO A SUA IMPORTÂNCIA, PODE E DEVEM SER ABORDADAS – DE FORMA CRÍTICA, NO CONTEXTO ESCOLAR. INFELIZMENTE, A CULTURA DE SUSTENTABILIDADE AINDA NÃO FOI ADOTADA PELA MAIORIA DA POPULAÇÃO DO NOSSO PAÍS E, COMO EDUCADORES, DEVEMOS PENSAR NUMA ESCOLA QUE PROMOVA ESSE APRENDIZADO, A FIM DE SE ENSINAR A IMPORTÂNCIA DE ATITUDES DE PRESERVAÇÃO. OS PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS REGISTRADOS NO SEU ENTORNO SÃO O ACÚMULO DE LIXO, CONTAMINAÇÃO DE MANANCIAIS E REMOÇÃO DA CAMADA FÉRTIL DO SOLO, A EXTINÇÃO DAS ESPÉCIES VEGETAIS, ANIMAIS E POLUIÇÃO VISUAL SÃO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS VIVENCIADOS PELA COMUNIDADE ESCOLAR. AS PRINCIPAIS PRÁTICAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL REALIZADAS NA ESCOLA SÃO O PLANTIO DE ÁRVORES, A COLETA SELETIVA, A PROPAGAÇÃO DE PLANTAS E DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS, RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS E CONTROLE DE RESÍDUOS. OS TEMAS ABORDADOS MAIS DISCUTIDOS NA TEMÁTICA AMBIENTAL FORAM O INCENTIVO A COLETA SELETIVA DE LIXO, PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA E CONSERVAÇÃO DA FLORA E DA FAUNA.