A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES É UM ATO HUMANIZADOR E AO MESMO TEMPO MUITO DESAFIANTE, MAS QUANDO SE TRABALHA A AFETIVIDADE NESSE PROCESSO DE FORMAÇÃO, ELA SE TORNA MAIS PRAZEROSA E ELE NECESSITARÁ DELA PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MAIS EFETIVA, POIS IRÁ SE DEPARAR COM OUTRAS VIDAS QUE ESPERAM SEMPRE O SEU MELHOR. ESSA FORMAÇÃO SE DÁ ATRAVÉS DE UM ENCONTRO ENTRE A PRÁTICA E A TEORIA QUE É VIVENCIADA NO ÂMBITO ESCOLAR QUE POR SUA VEZ, É O PRINCIPAL CAMPO DE ATUAÇÃO DOS/AS PROFESSORES/AS FORMADOS/AS E EM FORMAÇÃO. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO REALIZADO COM PROFESSORES E PROFESSORAS QUE ESTÃO EM FORMAÇÃO CURSANDO LICENCIATURAS EM PORTUGUÊS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA, MAS QUE JÁ ATUAM NO ENSINO BÁSICO, OBJETIVANDO COMPREENDER E ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NESSE PROCESSO DE FORMAÇÃO. METODOLOGICAMENTE ELEGEU-SE A PESQUISA QUALITATIVA E OS DADOS OBTIDOS SE DERAM POR MEIO DOS QUESTIONAMENTOS APLICADOS NA EMPÍRIA E NA REVISÃO DA LITERATURA. COMO RESULTADOS E DISCUSSÕES APONTA-SE A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES E O QUANTO ELA PODE AUXILIAR A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, PROPORCIONANDO UM ENSINO DE QUALIDADE, COM AUTONOMIA, TRANSFORMANDO E LIBERTANDO OS SUJEITOS DAS AMARRAS IDEOLÓGICAS AS QUAIS SÃO IMPOSTAS TODOS OS DIAS.