Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA E RESSIGNIFICAÇÃO: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DAS ILUSTRAÇÕES NO TEXTO INFANTIL

Palavra-chaves: LETRAMENTO LITERÁRIO, LITERATURA INFANTIL, ILUSTRAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O TRABALHO A SER DESENVOLVIDO TEM COMO OBJETIVO ESTUDAR A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM ALUNO SOCIALMENTE LETRADO, ISTO É, CRÍTICO E REFLEXIVO. A LITERATURA, SOBRETUDO A INFANTO-JUVENIL, GERALMENTE É ACOMPANHADA PELA PRESENÇA DA ILUSTRAÇÃO E EM VISTA DISSO, DISCUTIREMOS O PAPEL DAS NARRATIVAS ILUSTRADAS NA FORMAÇÃO DO LEITOR INICIANTE. ADEMAIS, O TRABALHO AINDA PRETENDE EXPLORAR A FUNÇÃO DAS ILUSTRAÇÕES NA RELAÇÃO DE EXPERIÊNCIA INTERATIVA ENTRE O LEITOR E O TEXTO LITERÁRIO, BUSCANDO ABORDAR O LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DA ANÁLISE DE PRETINHA DE NEVE E OS SETE GIGANTES, DE RUBEM FILHO. PARA ESTA ANÁLISE FORAM UTILIZADOS ESTUDIOSOS COMO: LÔBO (1999), SOARES (2004), ZILBERMAN (2003), COSSON (2006), ENTRE OUTROS TEÓRICOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.